segunda-feira, 8 de novembro de 2021

Argentina autoriza defensivos contra gafanhotos

 


Medida prevê autorização para uso de princípios ativos no controle da praga
Por:  -Eliza Maliszewski

O Serviço Nacional de Saúde e Qualidade Agroalimentar argentino (Senasa) prorrogou até 31 de agosto de 2023, a autorização para uso de princípios ativos no controle de gafanhotos das espécies Schistocerca cancellata, Tropidacris collaris e Bufonacris claraziana. A medida está contemplada na Resolução 556/2021 , publicada nesta segunda-feira (8) no Diário Oficial da União.



São autorizados os princípios ativos Cipermetrina, Deltametrina, Lambdacialotrina e Diflubenzuron. Da mesma forma autoriza a utilização de produtos formulados à base de Fipronil na forma de Suspensão Concentrada (SC) e Grânulos Dispersíveis (WG) para as lavouras que tenham o uso aprovado, respeitando as doses estabelecidas e períodos de carência.


A norma também autoriza, provisória e excepcionalmente, a utilização do princípio ativo Dimetoato para sua aplicação apenas como isca para o controle do Bufonacris claraziana em todo o Território Nacional, até 31 de agosto de 2023.


Gafanhotos e tucuras são insetos polífagos que podem afetar diretamente a atividade agrícola e a pecuária indiretamente, alimentando-se de recursos forrageiros e causando danos, também, à vegetação nativa. Por isso, o Programa Nacional do Senasa define a estratégia e as diretrizes para o manejo dessas pragas, que inclui vigilância permanente e controle precoce ao longo do ano em grande parte do país.


Nos últimos anos, foi declarado alerta fitossanitário para o Tropidacris collaris e emergência para Schistocerca cancellata e Bufonacris claraziana. Assim, para implementar controles fitossanitários e conter a situação, é necessário o uso de produtos autorizados. No ano passado o país viveu ataques dos gafanhotos, especialmente os da espécie migratória. 


Nenhum comentário: