Para quem se acostumou, durante a pandemia, a fazer compras sem a presença de vendedores, a Americanas está lançando nesta terça-feira (23) uma forma híbrida de comprar. A empresa inaugurou a loja física Ame Go, completamente autônoma e sem a presença de funcionários tanto na compra como na venda dos produtos.
Com isso, o aplicativo da Ame, até agora usado no ambiente digital para compras online, empréstimos e cashback, passa a interagir fisicamente com os usuários.
Inaugurada no Aeroporto Internacional Tom Jobim, o popular Galeão, no Rio de Janeiro, o estabelecimento será a primeira loja autônoma da empresa operando sem a presença de funcionários. Falando ao jornal O Globo, o diretor de TI da plataforma física da Americanas S.A., João Guerra, explicou que o espaço é um "divisor de águas" na experiência multiplataforma da companhia, ao agregar os ambientes físico e digital.
Como funciona a Ame Go?
Tudo começa com a instalação do aplicativo Ame no celular. A partir daí, basta usar o próprio aparelho para passar pela catraca. Durante as compras, câmeras instaladas no teto irão reconhecer a biometria corporal do cliente, identificando o momento em que os produtos são retirados das gôndolas. Baseado no Wi-Fi do próprio espaço, o valor das compras é debitado na carteira digital assim que o cliente deixa a loja, eliminando também a leitura de códigos de barra.
A ideia é que a Ame Go seja levada neste primeiro momento também para outros aeroportos do país. A arquitetura da loja autônoma foi estudada durante dois anos e teve duas experiências-piloto, uma na sede da empresa, também no Rio, e outra em um condomínio de São Paulo.
Com um custo de R$ 1,244 bilhão, o espaço faz parte de um investimento global iniciado pela companhia nos primeiros noves meses de 2021. Conforme Guerra, o projeto deverá ficar cada vez mais rentável, pois a nacionalização de alguns itens permitirá a redução dos custos entre 20% e 30%.
Nenhum comentário:
Postar um comentário