terça-feira, 6 de julho de 2021

Nas trilhas da evolução: Dacia apresenta o novo Duster na Europa com design evoluído

 



O novo modelo mantém às raízes de SUV familiar mas se moderniza nas linhas

Daniel Dias/AutoMotrix

A versão brasileira do Duster, produzida pela Renault, foi repaginada em março do ano passado, aparecendo para o público pouco dias antes do “estouro” da pandemia da Covid-19 no Brasil. 


Agora, a Dacia, divisão romena da Renault e responsável pela concepção original do SUV, apresenta na Europa o Duster realmente renovado. 



Como, desde o lançamento, a Renault “copia” inteiramente o projeto do modelo para o mercado brasileiro, é esperado que as novidades mostradas no mercado europeu venham a integrar a próxima remodelação do Duster no Brasil. 


Com mais de 1,9 milhão de unidades vendidas, o utilitário esportivo é líder em seu segmento desde 2019 na Europa. 



O design evoluiu, especialmente nos faróis e na grade do radiador, com uma sensação de uma personalidade mais forte e aerodinâmica. 


“Desde 2010, e já com quase 2 milhões de clientes, o Duster tornou-se um verdadeiro ícone para a marca. Renovar um modelo assim não é uma tarefa simples. Fizemos algumas evoluções no sentido de acrescentar uma maior modernidade. O novo Duster é ainda mais Duster, robusto e acessível a todos”, comemora Lionel Jaillet, diretor de Performance de Produto da Dacia.


Se, no Brasil, o “retoque” de 2020 não trouxe novidades na motorização aspirada 1.6 SCe, na Europa, a Dacia oferece como opcional o propulsor Eco-G bicombustível (gasolina e gás). 



O cilindro do gás é montado sob o compartimento de carga do SUV, no lugar do estepe. 


A duração da garantia, os intervalos de manutenção e a capacidade do porta-malas são idênticos aos das versões apenas a gasolina. 


Quando utiliza apenas o gás, o novo Duster Eco-G emite em média menos 9,5% de CO2 do que um motor a gasolina equivalente. 


Além disso, oferece uma autonomia de 1.235 quilômetros.

 


O novo Duster foi revelado no lançamento com a cor exclusiva Arizona Orange, um vistoso tom de laranja. 


O SUV compacto-médio europeu – com as dimensões similares às do brasileiro (4,34 metros de comprimento, 2,05 metros de largura com os retrovisores, 1,64 metro de altura e 2,67 metros de distância de entre-eixos) – adota a nova identidade de design da Dacia, vista pela primeira vez nas versões mais recentes do Sandero, no Stepway e no Logan produzidos na Romênia. 


Os faróis incluem luzes diurnas em “Y” na horizontal e relevos em 3D na grade cromada do radiador. 


O novo Duster é o primeiro modelo da Dacia equipado com setas de direção dianteiras em leds. A tecnologia é utilizada também nos faróis baixos (com ativação automática) e nas luzes da placa traseira. 


A aerodinâmica também evoluiu. O desenho do spoiler traseiro e das novas rodas de 16 e 17 polegadas foi testado em túnel de vento.


A Dacia garante que o interior do novo Duster privilegia o conforto de seus ocupantes. 


A cabine tem novos revestimentos e um console central mais elevado, com um apoio de braço retrátil. 


Traz duas novas opções de sistemas de multimídia, ambas equipadas com tela “touchscreen” de 8 polegadas, Bluetooth, duas entradas USB e espelhamento de smartphone compatível com Apple CarPlay e Android Auto. 


Os controles específicos no volante podem ser utilizados para ativar o reconhecimento de voz, permitindo controlar os assistentes de celular iOS ou Google pela fala do motorista. 


Existe ainda o áudio Dacia Plug & Play, com rádio, MP3 e sistemas Media Display e Media Nav. Independentemente do nível de acabamento, o equipamento de série inclui computador de bordo e um limitador de velocidade com controles iluminados no volante. 


O ar-condicionado automático tem visor digital, o controle de velocidade de cruzeiro (cruise-control) tem comandos no volante e os bancos dianteiros têm aquecimento. 


Em termos de equipamentos de segurança e auxiliares de condução, destacam-se o alerta de ponto cego, o assistente de estacionamento – com quatro sensores instalados no para-choque traseiro para manobras autônomas –, o assistente de partida em rampa, o controle adaptativo de descida nas versões 4x4 e o Sistema Multiview, com quatro câmeras – uma à frente, uma de cada lado e uma na traseira – que oferecem uma visão de 360 graus em torno do veículo.

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