quinta-feira, 29 de julho de 2021

IFMS abre inscrições para transferências externas e portadores de diploma

 

São ofertadas 441 vagas em 17 opções de cursos para ingresso no segundo semestre de 2021

O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) recebe até a próxima terça-feira (3), as inscrições para 441 vagas em cursos de graduação para portador de diploma, reingresso e transferências interna e externa, com início das aulas no segundo semestre letivo de 2021.


São oferecidas vagas em 17 opções de cursos, entre superiores de tecnologia, bacharelados e licenciaturas, nos campi Aquidauana, Campo Grande, Corumbá, Coxim, Dourados, Jardim, Naviraí, Nova Andradina, Ponta Porã e Três Lagoas.



Em Campo Grande, há 8 vagas para o curso de Tecnologia em Sistemas para Internet, entre o período matutino e noturno. 


Para o curso de Engenharia Elétrica, são ofertadas 16 vagas nas quatro modalidades de ingresso disponíveis. 


No campus de Coxim, são ofertadas 160 vagas, sendo 40 para cada curso disponível: Tecnologia de Alimentos; Engenharia de Pesca; Licenciatura em Química; Tecnologia em Sistemas para Internet. 


Os candidatos devem se inscrever gratuitamente pela Página do Candidato da Central de Seleção do IFMS, onde está disponível o edital de abertura com todas as regras do processo seletivo.


Para vagas de portador de diploma e transferência externa, o interessado deve preencher o requerimento de inscrição e anexar os seguintes documentos digitalizados:


RG ou outro documento oficial de identificação com foto;

Cadastro de Pessoa Física (CPF), caso não conste no RG ou outro documento oficial de identificação;

diploma ou certificado e histórico escolar do curso de graduação reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC);

comprovante de matrícula recente de curso superior autorizado ou reconhecido pelo MEC, caso esteja cursando curso superior e se inscreva como transferência externa;

histórico acadêmico/escolar de curso superior reconhecido ou autorizado pelo MEC, com informações constantes do item 4.3.6 do edital de abertura; e

ementas das unidades curriculares (disciplinas) cursadas para eventual aproveitamento e pontuação (não obrigatórias para participar do processo, mas obrigatórias para pontuar e definir a classificação do candidato).

Já para reingresso e transferência interna, além do requerimento de inscrição, é necessário anexar os seguintes documentos digitalizados:


RG ou outro documento oficial de identificação com foto;

Cadastro de Pessoa Física (CPF), caso não conste no RG ou em outro documento oficial de identificação; e

carta pessoal, informando os motivos para solicitar o reingresso ou transferência interna.

A seleção será feita por meio da compatibilidade entre o conteúdo programático do curso em que se pretende ingressar com as unidades curriculares já cursadas na instituição de origem (transferências e portador de diploma) ou pelo Coeficiente de Rendimento (reingresso).

A previsão é que o resultado preliminar seja divulgado no dia 10 de agosto, e o final no dia 18 do mesmo mês.


Modalidades 

A oferta de vagas se destina a públicos distintos, de acordo com a formação ou situação do candidato:


portador de diploma – é a forma de ingresso de estudante com curso superior concluído no IFMS ou em outra instituição de ensino, pública ou privada, reconhecida pelo (MEC);


reingresso – destinado a estudantes do IFMS que deixaram de frequentar o curso nos cinco anos anteriores a este edital;


transferência externa – forma de ingresso em que o aluno, matriculado no IFMS, pretende transferir-se para outro campus da própria instituição ou em que o estudante, matriculado em outra instituição de ensino, pública ou privada, reconhecida pelo MEC, deseja transferir-se para o IFMS.


transferência interna – é a forma de ingresso em que o estudante matriculado na instituição tem a intenção de transferir-se para outro curso no mesmo campus.

Nenhum comentário: