segunda-feira, 19 de julho de 2021

Alemanha detecta PSA em porcos comerciais

 



Até então o país só tinha registrado a doença em javalis selvagens
Por:  -Eliza Maliszewski


A Alemanha acendeu o alerta para a peste suína africana (PSA) em animais de fazendas. Durante o final de semana foi confirmado o terceiro caso da doença no estado de Brandemburgo, no leste. Outros dois casos já tinham sido diagnosticados nos últimos dias na região.



Trata-se de uma pequena fazenda com quatro porcos, localizada dentro da área de restrição onde a doença é comum entre javalis selvagens.   Até então o país havia registrado casos apenas em porcos selvagens, sem registros em criações comerciais. 


O país registrava cerca de 1.300 casos somente na área de Brandemburgo até o momento. A região faz fronteira com a Polônia, por onde a doença já se espalhou. Barreiras chegaram a ser feitas para impedir a propagação como a instalação de cercas elétricas. A doença não afeta humanos, mas é fatal para porcos. 


A descoberta da doença em fazendas não deve causar grande impacto nas exportações de carne suína da Alemanha, já sujeitas a restrições de diversos importadores de fora da União Europeia, disseram especialistas. A China, maior comprador da carne suína alemã, está com os negócios suspensos desde setembro de 2020, quando surgiu o primeiro caso de PSA. 

Nenhum comentário: