sábado, 24 de outubro de 2020

Xbox contará com serviço de streaming de jogos para iPhones em breve

 

                                              Foto: Reprodução de CentralXBox


A Microsoft está planejando trazer seu serviço de streaming de jogos do Xbox para iPhones no próximo ano, apesar de uma briga pública com a Apple sobre o aplicativo. O serviço de streaming Game Pass foi lançado para telefones Android no mês passado.


Mas a Apple barrou o aplicativo de sua loja de aplicativos iOS, dizendo que todos os cerca de 100 jogos no serviço deveriam ser listados individualmente. A Microsoft agora está desenvolvendo uma versão baseada em navegador da web que deve funcionar em iPhones.


Funcionários da Microsoft foram informados de que uma "solução baseada em navegador" está planejada para o próximo ano, de acordo com relatórios do Business Insider e do The Verge. "Com certeza vamos acabar no iOS", disse o chefe do Xbox, Phil Spencer, de acordo com os dois veículos de notícias.


Um problema a frente

Antes do lançamento planejado, porém, a Apple disse que as regras da loja de aplicativos exigem que cada jogo seja submetido individualmente para análise. Já que a Microsoft planeja adicionar e remover jogos no serviço constantemente, ela disse que "não tinha um caminho" para trazer o serviço para o iOS da Apple.  


No mês passado, a Apple lançou diretrizes que diziam explicitamente que "aplicativos abertos para internet e navegadores" são uma forma viável de streaming de jogos, esclarecendo as regras para a Microsoft e outros aplicativos de streaming.  


E é por esse motivo que a Microsoft lançará o serviço via web. Assim como os mais variados jogos web-based que podem ser acessados via iPhone, dentre os quais destacam-se as plataformas de cassino online, jogos de puzzle e plataformas multigaming, os jogos Xbox também poderão ser acessados via navegador – no caso do iPhone, principalmente pelo Safari.


Outros aplicativos de jogos em nuvem já escolheram um caminho semelhante.


O Google Stadia tem uma opção baseada em navegador da web para o mercado de jogos para PC, e os usuários encontraram maneiras de fazê-lo funcionar no iOS por meio de aplicativos de terceiros que são essencialmente navegadores da web personalizados.


E a Amazon, que anunciou recentemente seu serviço de streaming de jogos Luna, disse que funcionará em iPhones e iPads no lançamento por meio do navegador.


O que é a plataforma de streaming?

O serviço de streaming funciona oferecendo uma interface de jogos à sua escolha. Algo semelhante ao que já ocorre com serviços de streaming de filmes, onde é possível escolher vários filmes em uma única plataforma. A promessa é que, ao selecionar um jogo, ele iniciará perfeitamente – supondo que o usuário tenha uma conexão de Internet boa o suficiente para a grande quantidade de dados necessários.  


As desvantagens

De acordo com o analista de jogos Piers Harding-Rolls, da Ampere Analysis, haverá desvantagens para essa forma de entregar os jogos de Xbox. “Um aplicativo nativo é preferível devido aos benefícios de desempenho, integração com a funcionalidade do nível do sistema, como notificações e descoberta dentro da App Store”, disse.


Ainda, Pers comenta que não acha ser uma abordagem ideal: “considero esta uma abordagem não tão boa e que seria rapidamente substituída por um aplicativo nativo se a Apple mudasse suas diretrizes da App Store para serviços de jogos em nuvem." 

Nenhum comentário: