Gabrielle Tavares
Museu da Imagem e Som (MIS) e a Faculdade de Audiovisual da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) vão promover a segunda edição da Mostra de Cinema Brasileiro Contemporâneo Online.
Um link será disponibilizado durante 24h com o filme “Sol Alegria”, e às 19 horas de amanhã (28), uma sala on-line será criada para debater a história com os atores e diretores do longa-metragem.
Com direção de Mariah Teixeira e Tavinho Teixeira, o filme foi lançado em 2018. Sol Alegria fala de uma sociedade governada por pastores corruptos que contam os dias para o apocalipse.
Armados, uma família anarquista coloca o pé na estrada com a missão de matar um candidato a presidente da república e acabam parando num convento onde as freiras os aguardavam. Lá, eles se preparam para voltar a estrada rumo a aldeia Só Alegria, que é seu destino.
Com humor, o filme dialoga com o cenário contemporâneo do país e faz questionamentos à liberdade e às diferenças.
O professor Vitor Zan, do curso de audiovisual da UFMS, explica que o filme foi escolhido por pertencer a uma seleção de produções que tiveram repercussão em festivais e que têm propostas estéticas inventivas, mas não chegam ao Estado embora representem a cultura fílmica do país.
“É uma espécie de road movie tropicalista, conjugando ficção científica com uma estética mais exagerada, artificial e performática. Um filme libertador como poucos”, complementa o professor de audiovisual da UFMS, Júlio Bezerra, que também coordena o projeto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário