sábado, 17 de outubro de 2020

Justiça determina que Siqueira retire publicações negativos contra Macos Trad

 



Rodrigo Almeida


Coligação do Prefeito vence na Justiça pedido de remoção de postagens impulsionadas pelo candidato Vinícius Siqueira (PSL), com alegação de propaganda negativa no Facebook e com o fim de denegrir a imagens do candidato Marcos Trad (PSD) As decisões saíram nessa sexta-feira (16).


De acordo com as decisões da Justiça, dos seis vídeos veiculados pelo perfil @viniciudesiqueirabrasil no Facebook quatro devem ser retirados em um prazo de 24 a 48 horas da rede com multas que variam de 5 mil a 10 mil reais por dia.


Em uma das publicações intitulada, “A regra é clara: usar nomeação de cargos públicos para angariar votos é sinônimo de abuso de poder público”, o juiz eleitoral Paulo afonso de Oliveira constatou impulsionamento de propaganda negativa e que a campanha pode atingir até um milhão de pessoas, se faz necessária a retirada do vídeo.


Na mesmo processo, a peça intitulada “Você não vai acreditar nisso” com um encarte com a expressão “Pode isso, Arnaldo?” (em alusão ao comentarista de arbitragem que determinava o que era válido em uma partida de futebol), a Justiça determinou a retirada do vídeo em 24h com aplicação de multa de 10 mil reais por dia depois de terminado o prazo.


Apesar de o despacho ter saído nessa sexta-feira, o conteúdo permanecia na página do candidato até o término deste texto


Outra postagem retirada por determinação judicial é uma que envolve a sobrinha da vice-prefeita Adriane Lopes (PEN). Segundo o despacho do juiz Thiago Nagasawa Tanaka além de constar calúnia eleitoral, o impulsionamento pode inserir uma nova irregularidade.


Nesse despacho foi dado prazo de dois dias para a retirada do conteúdo com aplicação de pena no valor de 5 mil reais para cada dia de desobediência. Até o fechamento desta reportagem, o post que ligava Marcos Trad, a vice-prefeita e a sobrinha dela ainda estava operante nas redes sociais.


A quarta peça retirada é uma publicação na qual Vinícius Siqueira (PSL) acusava o prefeito de aparelhar a máquina pública municipal com funcionários fantasmas. No entanto, a Justiça não viu da mesma forma, constatando calúnia eleitoral, pois o acusador não consegue provar o objeto de acusação.


A reportagem do Correio do Estado tentou contato com o vereador e candidato Vinícius Siqueira. Ele apenas respondeu com uma foto do caso que envolve Adriane Lopes (PEN) indicando um suposto acordo reconhecido por Nathália Telles Lopes, sobrinha da vice-prefeita. 

Nenhum comentário: