sábado, 3 de outubro de 2020

Em ação solidária, jornalista consegue mais de 1.500 litros de água potável a ribeirinhos



Preocupada com as 25 famílias ribeirinhas da comunidade da Barra de São Lourenço, divisa entre Mato Grosso do Sul com Mato Grosso, na Serra do Amolar em Corumbá, a jornalista Silvia Santana realizou uma operação solidária ao povo daquela região.

Há dias a comunidade está no combate ao fogo que assola o Pantanal e cada vez mais, o cenário só piora. Segundo a jornalista, a escassez de água potável se deve por conta do nível do rio Paraguai que está baixíssimo, o que prejudica ainda mais a qualidade da água. “Não está sendo possível utilizar essa água para consumo humano e num trabalho de formiguinha, conseguimos recursos para poder levar água de beber e mandar pra lá”, disse a jornalista que tem uma ligação forte com a comunidade, que foi onde ela desenvolveu a dissertação de Mestrado.

Silvia disse ainda que pouco se noticia sobre a situação que os ribeirinhos vêm enfrentando com as queimadas no Pantanal e que isso, a agoniou e, numa ação solidária mobilizou amigos, e familiares, e juntos conseguiram arrecadar fundos para comprar água potável e encaminhar até a região. “Já nas primeiras 24 horas de ação consegui o dinheiro para comprar 1.500 litros de água. A logística da entrega dessa água é bem complicada, mas consegui um barco que levou a água comprada diretamente em Corumbá para facilitar a questão do transporte”, conta.

A jornalista espera poder contar com mais ajuda para amenizar o impacto naquela região. "Vamos mandando por etapas porque vai demorar um pouco para a situação da comunidade se regularizar; meu medo é que quando começar a chover, a cinza caia no rio e piore ainda mais a situação do consumo da água", explica Silvia que estima conseguir comprar mais 3 mil litros nos próximos dias.

A jornalista contou com o apoio da ONG Ecoa que publicou em sua rede social a preparação de um projeto para uma solução definitiva aquela região.

Nenhum comentário: