Foto: Divulgação PF
Por Gizele Almeida
Dourados contará com drones para apoio da fiscalização no dia das eleições municipais, 15 de novembro. A informação foi divulgada pela Polícia Federal na tarde desta terça-feira (27), com o apontamento de que o aparelho será usado em cidades consideradas estratégicas no país.
O monitoramento por drones se estenderá em municípios em que a PF tem jurisdição e em cidades vizinhas.O objetivo principal será coibir crimes, principalmente os eleitorais como “boca de urna” e transporte de eleitores.
Conforme a Polícia Federal, os drones vão sobrevoar as principais zonas eleitorais do país e com as imagens de alta definição, a polícia trabalhará para identificar suspeitos de crimes, bem como placas de veículos utilizados por esses e ainda práticas ilegais como entrega de santinhos na data, além de compra de votos.
Os equipamentos usados, conforme o órgão, serão de alta tecnologia, capazes de tornarem-se imperceptíveis ao voar em elevada altitude. As imagens capturadas vão ser transmitidas do equipamento durante seu sobrevoo para a Polícia Federal, para garantia de um monitoramento eficaz.
Quando identificadas situações de crimes eleitorais, os policiais vão se deslocar até o local indicado pelo monitoramento a fim de deter os infratores.
A ação segue as orientações da Direção Geral da Polícia Federal para utilizar novas tecnologias com objetivo de prevenir e reprimir ações ilícitas. A PF ressalta ainda que o uso do equipamento possibilita também a diminuição da presença física dos policiais nos locais de votação e o contato social, pontos positivos diante de um momento de enfrentamento a pandemia do coronavírus, que tem como uma das medidas de prevenção, o distanciamento social.
Nenhum comentário:
Postar um comentário