quinta-feira, 18 de julho de 2019

Projeto Capoeirando terá aulas gratuitas para o público infantil





NAIANE MESQUITA

A capoeira com raiz pedagógica é o cerne da metodologia Brincadeira de Angola, idealizada pelo Mestre Omri Ferradura, do Rio de Janeiro, e que será tema de uma aula gratuita para crianças, no domingo, a partir das 8h, no Centro de Convivência do Idoso Vovó Ziza.

“Eu trabalho em cima das múltiplas inteligências dos estudantes, assim como as múltiplas percepções musicais e corporais. Nossa ideia é sempre juntar um trabalho corporal que foge daquele ensino militarizado que é comum em muitos lugares. A metodologia do ensino da capoeira tem uma raiz pedagógica, que busca incentivar bastante a criatividade dos alunos, o lado teatral e dramático deles”, afirma Mestre Ferradura.

O método foi desenvolvido em 1998 e essa é a terceira vez que Mestre Ferradura debate o tema em Campo Grande. “Eu conheci a capoeira através de amigos quando tinha 15 anos de idade e logo de cara eu gostei e sabia que iria trabalhar com isso. Aos 18 anos, eu já estava dando aula de capoeira e graças a meu mestre, que atuava na educação infantil, eu me envolvi com essa área”, explica Ferradura.

Para criar o método, Ferradura aproveitou os ensinamentos do curso de formação superior em pedagogia. “Eu percebi que não tínhamos nenhum embasamento teórico para as aulas de capoeira e, a partir das minhas necessidades e do meu estudo em pedagogia, desenvolvi uma metodologia. Utilizo muitos contos e histórias afro-brasileiras”, ressalta.

Com o ensino, Ferradura percorre diversos países, inclusive em áreas de conflito e campos de refugiados. “Depois que a capoeira foi reconhecida como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade, ela conquistou o mundo inteiro. Então eu ensino capoeira em Israel, Europa, Moçambique, Estados Unidos e Chile. A capoeira está presente também nas escolas particulares e em classes sociais mais abastadas, o que mostra o seu potencial para a formação e construção do ser humano”, explica.

CAPOEIRANDO

A formação do Mestre Ferradura acontece de hoje até domingo e encerra o projeto Capoeirando – Circuito de Capacitação, que reuniu os principais expoentes da prática em Campo Grande e que realizado de 7 de junho até 21 de julho, nas mais diferentes modalidades de capoeira. As capacitações receberam investimentos do Fundo Municipal de Incentivo à Cultura (Fmic). Os horários são de quinta-feira até a sexta-feira, das 19h às 22h, e sábado e domingo, das 8h às 18h.

No projeto, participaram nomes como Mestre Gilvan, do Distrito Federal, que trouxe informações sobre a “capoterapia”, uma técnica ideal para a terceira idade, além da presença do Mestre Paulão Kikongo, que explicou sobre o Sistema Nacional, o Plano Nacional e as Leis de Incentivo à Cultura.

TURBANTE

Durante o último ciclo de formação do Capoeirando, ocorre no sábado a tarde uma oficina de Afro Turbantes, com a feminista negra Ângela Epifânio. A entrada também é gratuita.


Na sequência da oficina, um samba de roda será realizado pelos participantes do evento, mostrando a importância de preservar as tradições, a história e a cultura africana e brasileira.

As inscrições para a formação e a oficina podem ser feitas pelos telefones (67) 99238-5415 e (67) 99233-4249.

Nenhum comentário: