Divulgação de acontecimentos culturais, na cidade de Campo Grande MS, e Estado, shows,teatro,cinemas.
sexta-feira, 19 de julho de 2019
Festival promete e pré-festival começa nesta segunda-feira, Confira a programação em Bonito (MS)
Com oficinas, teatro, contação de histórias e cinema terá prosseguimento na segunda-feira - dia 22 de julho - na área urbana - a fase pré-festival do 20º Festival de Inverno, que será iniciada neste sábado no distrito Águas do Miranda e prestigiará, no domingo (21), o assentamento Guaicurús - com extensa programação.
Na segunda-feira, embora a maior parte das atividades esteja programada para a Escola Municipal Vitalina Vargas Machado, elas acontecerão também no Sebrae, Câmara Municipal, BCG e no auditório da prefeitura.
SEBRAE - PERÍODO DA MANHÃ
8H ÀS 12H – OFICINA DE MOSAICO – 1º DIA
Local: SEBRAE/MS – Bonito. R. Cel Pilad Rebuá, 2480 - Jardim Andréia.
Resumo: Mostrando como aproveitar materiais simples no desenvolvimento de objetos variados, a oficina usa técnicas de MOSAICO unindo os conhecimentos de domínio do grupo. Os mosaicos representarão as referências regionais e culturais com originalidade e criatividade. A partir disso, há o intuito de desenvolver uma linha de produtos. Também serão trabalhadas noções de formação do custo e preço de venda e a conceituação do mercado pretendido. Produtos a serem criados: mesas, aparadores, ladrilhos, etc.
Ministrante: Leo Lopes, Artesão [Bonito/MS].
Capacidade: 10 pessoas
Requisitos: ter mais de 16 anos de idade
Informações e inscrições: Rosivete (67) 3255-1471, ramal 235; ou (67) 9 9229-4560 OFICINA
SEBRAE - PERÍODO DA TARDE
14h às 18h – Oficina de Mosaico – 1º dia
Local: SEBRAE/MS - Bonito, R. Cel Pilad Rebuá, 2480 - Jardim Andreia
Resumo: Com o objetivo de trabalhar com as técnicas de MOSAICO, mostrando como aproveitar materiais simples no desenvolvimento de objetos variados, principalmente na criação de imagens que representam a cultura de MS, a oficina busca unir os conhecimentos de domínio do grupo. Os mosaicos representarão as referências regionais e culturais com originalidade e criatividade. A partir disso, há o intuito de desenvolver uma linha de produtos. Também serão trabalhadas noções de formação do custo e preço de venda e a conceituação do mercado pretendido. Produtos a serem criados: mesas, aparadores, ladrilhos, etc.
Ministrante: Leo Lopes, Artesão [Bonito/MS]
Capacidade: 10 pessoas
Requisitos: ter mais de 16 anos de idade
Informações e inscrições: Rosivete (67) 3255-1471, ramal 235; ou (67) 9 9229-4560
ESCOLA ESTADUAL BONIFÁCIO CAMARGO GOMES (BCG)
OFICINA
18h - Oficina de Fotografia com câmera de celular – "Fotografia, um olhar sobre a paisagem" – 1º dia Local: Escola Estadual Bonifácio Camargo Gomes
Sinopse: Orientações sobre enquadramento, fotometria e composição em fotografias feitas com câmera de celular (Android e Apple); Instalação e utilização do aplicativo Open Câmera, SnapSeed e Instamatic; Noções sobre fotografias em locações externas, voltadas as paisagens, natureza e animais.
Ministrante: Alexandre Sogabe, Arte Educador, Fotógrafo E Coordenador do APE/MS/FCMS [Campo Grande/MS]
Público Alvo: Público em geral
Carga Horária: 10h
Número de vagas: 30
Inscrições: arteeducacao.fcms@gmail.com
CÂMARA MUNICIPAL DE BONITO
CINEMA
9h – Lino: Uma Aventura de Sete Vidas (Brasil, Animação, 2017)
Local: Câmara Municipal de Bonito
Resumo: Lino trabalha como animador de festas, mas não aguenta mais ter que suportar todos os maus tratos feitos pelas crianças, que zombam dele por trabalhar com uma ridícula fantasia de gato gigante. Determinado a mudar sua vida, ele contrata os serviços de um feiticeiro, mas, inesperadamente, a magia acaba sendo um tiro no pé e Lino se transforma justamente em um felino enorme.
Duração: 93 minutos
Classificação: 6 anos
Ficha Técnica: Direção: Rafael Ribas
AUDITÓRIO DA SECRETARIA DE TURISMO, NA PREFEITURA MUNICIPAL
OFICINA
13h - A Sombra: Princípios básicos para seu uso na cena teatral – 1º dia
Local: Auditório da Secretaria Municipal de Turismo, Indústria e Comércio
Resumo: A Cia Lumiato possibilita aos participantes um conhecimento que parte da exploração das diversas maneiras de criar sentido, treinando o reconhecimento sombra. Com exercícios práticos de manipulação de figuras e luzes móveis, bem como, a transformação da sombra pela sobreposição de objetos e luzes, os participantes poderão criar pequenas cenas a partir da experiência. A oficina oferece ainda reflexões teóricas que outorgam uma capacidade maior de apropriação dos conteúdos da linguagem.
Ministrantes: Soledad Garcia e Thiago Bresani [Brasília/DF]
Carga horária total: 12 horas Número de vagas: 30
Inscrições: no local (30 minutos antes)
Público Alvo: educadores de todos os níveis, estudantes universitários, diretores, bailarinos, atores, bonequeiros, cenógrafos, iluminadores, artistas plásticos, músicos, cineastas, psicólogos, publicitários, comunicadores, arte-educadores, contadores de histórias etc.
Inscrições: no local, 30 minutos antes.
ESCOLA MUNICIPAL VITALINA VARGAS MACHADO
OFICINA
9h às 17h – Oficina de jogos teatrais para professores "Rememorando as Brincadeiras Tradicionais" Local: Escola Municipal Vitalina Vargas Machado
Sinopse: As brincadeiras podem ser vistas como a expressão corporal infantil. Nesse sentindo, torna-se de suma importância sua valorização. Esta oficina convida os participantes a rememorar os jogos teatrais e as brincadeiras tradicionais, oferecendo caminhos para que o professor possa criar momentos importantes dentro do espaço escolar, bem como promover a interação e a socialização dos alunos, fazendo com que esse reconheça a sua importância na aprendizagem, no resgate da cultura popular e no desenvolvimento infantil.
Ministrante: Ruano Filartiga Escalante, Recreador [Campo Grande/MS]
Carga Horária: 8h
Público Alvo: Professores
OFICINA
9h – Oficina de Máscaras de Gesso
Local: Escola Municipal Vitalina Vargas Machado
Resumo: Com o objetivo reconhecer a arte como manifestação espontânea e auto expressiva por meio da confecção de máscaras de gesso, a oficina visa valorizar a livre expressão e a sensibilidade, propiciando ainda, o experimento artístico e o potencial criador da criança.
Ministrante: Cristina Araújo de Oliveiras, Professora de Educação Física [Bonito/MS]
Carga Horária: 2h
Público Alvo: a partir de 8 anos
OFICINA
9h - Oficina de História em Quadrinhos
Local: Escola Municipal Vitalina Vargas Machado
Resumo: Por meio de jogos, performances e atividades práticas, a oficina pretende oferecer ao público infantojuvenil uma vivência na linguagem artística das Histórias em Quadrinhos, um tempo do encontro para que sejam apresentados os elementos próprios dessa linguagem (os balões, e quadros, caixas de narração, página, roteiro, etc).
Ministrante: Fabio Quill, Artista Visual e Quadrinista [São Paulo/SP]
Carga Horária: 2h
Público Alvo: a partir de 12 anos
WORKSHOP
9h – Estêncil Arte Grafitti
Local: Escola Municipal Vitalina Vargas Machado
Resumo: Workshop de Iniciação na Arte Urbana através de uma técnica de pintura que ficou famosa no mundo todo, por ser rápida, simples e ainda promover a comunicação popular, o acesso e difusão da arte. O estêncil possibilita aos participantes o desenvolvimento da criatividade, da expressão artística e da habilidade manual. As telas produzidas serão distribuídas para o público durante o Festival.
Ministrante: Marilena Grolli, Artista Visual e Coordenadora do Núcleo de Artes Visuais/FCMS [Campo Grande/MS]
Carga Horária: 2h
Público Alvo: a partir dos 12 anos
OFICINA
9h – Oficina Brincando com os primórdios do cinema Local:
Escola Municipal Vitalina Vargas Machado
Resumo: O lúdico é de vital importância para o saudável desenvolvimento da criança, pois é a ligação do imaginário com a realidade. Partindo desse contexto, os brinquedos ópticos tornaram-se uma atividade educativa, que além de instigar a imaginação e a criatividade das crianças, elas podem desfrutar de uma aprendizagem diferenciada, relativos ao processo da animação de imagens, da ilusão de ótica, da linguagem audiovisual e momentos de lazer.
Ministrante: Marinete Pinheiro, Cineasta e Coordenadora do Museu da Imagem e do Som e Ivone Maria Moreira, Pedagoga e Educadora Museal [Campo Grande/MS]
Carga Horária: 2h
Público Alvo: crianças entre 6 e 13 anos
CONTAÇÃO DE HISTÓRIA
9h – Brincar é Aprender – Batucando Histórias [Campo Grande/MS]
Local: Escola Municipal Vitalina Vargas Machado
Resumo: Para o "Batucando Histórias", brincar, cantar e dançar são sempre as melhores formas de aprender, pois assim como a música, o aprendizado está em todos os lugares! Através de histórias incríveis e divertidas brincadeiras musicais que não deixam ninguém parado, o grupo leva ao público conhecimento e diversão, reforçando a importância da contação de histórias na educação infantil.
Duração: 1h
Classificação: Livre
Ficha Técnica: Adaptação dos Textos e contação de histórias: Wancleya A. A. Lanziani
TEATRO
18h - Expedição Pacífico - Cia Truks [São Paulo/SP]
Local: Escola Municipal Vitalina Vargas Machado
Resumo: Dois criativos catadores de lixo constroem apenas com sacolas e lonas plásticas, um mundo fantástico, de diversão, bom humor e muitos sonhos. Na medida em que recolhem o lixo da cidade, o transformam em verdadeira poesia visual, criando belíssimas imagens, divertidas criaturas e cenários incríveis para onde são capazes de viajar e viver aventuras e brincadeiras.
Duração: 60 minutos
Classificação: Livre
Ficha Técnica: Texto e Direção:Henrique Sitchin
CINEMA
19h – Sobre Rodas (Brasil, Aventura, 2019)
Local: Escola Municipal Vitalina Vargas Machado
Resumo: Lucas, um menino de 13 anos, chega a uma nova escola depois de um acidente que o colocou em uma cadeira de rodas. Lá, ele fica amigo de uma colega de classe, Laís, que sonha em conhecer o pai que a abandonou. Uma jornada se inicia quando eles descobrem o paradeiro do pai dela e decidem fugir juntos para tentar encontrá-lo.
Duração: 72 minutos
Classificação: Livre
Ficha Técnica: Direção e Roteiro: Mauro D'Addio
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário