terça-feira, 23 de abril de 2019

Misturar variedades de gramíneas reduz infestação de insetos


Por:  -Leonardo Gottems

Um estudo realizado por cientistas dos Estados Unidos, indicou que o ato de misturar variedades de gramíneas pode reduzir a infestação de insetos nos gramados, principalmente da lagarta-do-cartucho. Para fazer os testes, os pesquisadores utilizaram, principalmente, a variedade St. Augustinegras, que é uma das mais comuns utilizadas em solo norte-americano.

A St. Augustinegrass ( Stenotaphrum secundatum ) é a espécie de grama mais comum no sudeste dos Estados Unidos e é tipicamente plantada com uma única cultivar em um gramado inteiro. Mas múltiplas variedades cultivadas de St. Augustinegrass estão comercialmente disponíveis, e entomologistas da paisagem da Universidade da Flórida e do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos recentemente procuraram descobrir quais, se alguma, daquelas cultivares ofereciam resistência natural à lagarta.

Seus testes descobriram que nenhuma das seis cultivares comuns de St. Augustinegrass se elevava acima das demais, resistindo à infestação por lagarta-do-cartucho. Mas, quando as cultivares foram plantadas juntas em misturas de dois ou quatro cultivares, foi uma história diferente. Isso porque, a lagarta-do-cartucho do outono claramente preferia as plantações de cultivo único.

"Ficamos muito surpresos com a clareza do efeito da diversidade de cultivares na seleção de hospedeiros e alimentação das lagartas do outono", diz Ethan Doherty, cientista biológico do Centro de Pesquisa e Educação Indígena da Universidade da Flórida e principal autor do estudo. "Os insetos tinham uma preferência consistente pelas plantações de monoculturas de cultivares e vimos que o efeito da diversidade de cultivares tornou-se cada vez mais pronunciado à medida que a diversidade aumentava de duas para quatro cultivares. Não esperávamos um resultado tão claro”, concluiu.

Nenhum comentário: