domingo, 29 de julho de 2018

Representantes LGBT comemoram evolução do evento desde 1ª edição


Jornal Correio do Estado

Os Representantes da 17º edição da Parada da Diversidade que aconteceu neste sábado (28) em Campo Grande comemoraram a evolução do evento na Capital. Em 2001 acontecia a primeira edição da Parada da Cidadania que contou com 300 pessoas, e hoje o público estimado varia entre 10 e 15 mil participantes.

Ellen Kadore, representante da Associação de Travestis e Transexuais do Mato Grosso do Sul (ATMS) falou sobre a satisfação com os progressos do movimento.“Começamos nesta mesma praça há 17 anos e antigamente as lojas fechavam as portas para nosso evento, enquanto que na atualidade temos um convênio firmado com a Associação Comercial e Industrial de Campo Grande (ACICG) reforçando a participação do comércio e com doação de 30 prêmios que serão sorteados junto ao público”.

A Coordenadora Municipal de Políticas Públicas Públicas para LGBT,Cris Stefanny,  explicou que mais do que números, o importante é a liberdade de poder organizar um evento que promova a cidadania e o respeito ao próximo. "Que as pessoas venham realmente para celebrar  uma festa da democracia, de amor pelo próximo. Reunimos aqui todas as pessoas, sejam LGBT ou não", pontua.

Apolo Black, de 26 anos, foi eleita Drag Star 2018 e convidada para fazer uma das apresentações no show da parada. “Um dos objetivos do evento é promover o respeito e queremos mostrar ao público que os artistas regionais devem ser valorizados também”, argumenta.

A professora Adriane de Jesus, de 35 anos estava com o marido e a tia na festa. Bastante animada disse que participa do evento sempre que pode. “ Damos apoio pois é o 'dia' deles, de serem vistos pela sociedade. Aqui todos estão em busca de igualdade em um movimento que é válido e precisa de incentivo”, observa a educadora.

Em sua primeira participação na edição, o Instituto Brasileiro de Transmasculinidade (IBRAT) é um Núcleo da ATMS,  que segundo o coordenador Nivaldo Finelom, de 33 anos tem o objetivo de representar os homens trans que não tinham uma representação voltada para esse público. "Queríamos criar um instituto voltado para o homem trans, ja existia um grupo mas agora resolvemos organizar".

Foram oferecidos gratuitamente para o público atendimento de assistência à saúde, como teste rápidos para infecções sexualmente transmissíveis, sendo que em caso de resultados positivos as pessoas recebiam um aconselhamento para realização de tratamentos. Outro serviço oferecido foi a orientação jurídica para quem deseja alterar o nome em cartório e cadastro de nome social.

O Subsecretário de Defesa dos Direitos humanos, Ademar Junior “Coringa”, esteve no evento representando o Prefeito Marcos Marcello Trad (PSD) que estava em uma convenção nacional do PSD em São Paulo.


Conforme o representante, a prefeitura da Capital apoiou a parte de logística e instalação de banheiros químicos, além de fornecer segurança, por meio de efetivos da Guarda Civil Municipal (GCM) e Agência Municipal de Transporte e Trânsito (Agetran).

Nenhum comentário: