terça-feira, 4 de julho de 2017

Reinaldo Azambuja renegocia em Brasília dívida do Estado com BNDES

  Por DANIELLA ARRUDA/Correio do Estado                                        Foto:Divulgação

Encontro com presidente do banco acontecerá hoje, às 17h

O governador Reinaldo Azambuja (PSDB) cumpre hoje agenda em Brasília, onde participa às 17h (horário da Capital federal) de reunião com o presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Paulo Rabello de Castro, e diretores da instituição. O encontro será na sede da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA).

Em pauta, estará a renegociação da dívida estadual com o banco, assunto que já foi tema de discussão em junho, durante jantar entre o presidente Michel Temer (PMDB) e governadores, entre eles o de Mato Grosso do Sul.


DÍVIDA

Ao longo de 2016, o governo federal fez acordo com os estados sobre o alongamento da dívida com a União e entre as cláusulas estava a renegociação de dividendos com o BNDES. O valor total que Mato Grosso do Sul precisa pagar ao banco não foi divulgado pela administração estadual.

O alongamento da dívida com o governo federal foi feito por 20 anos e entre janeiro de 2017 a junho de 2018 serão concedidos descontos aos pagamentos até atingir a porcentagem de 100%. Também houve suspensão de seis meses para o pagamento. Mensalmente, o Estado vinha pagando em torno de R$ 100 milhões à União. A dívida total é de cerca de R$ 8 bilhões.

NEGOCIAÇÃO

O que foi já foi definido com relação à dívida com o banco é que será permitida a renegociação para pagamento em 10 anos, com quatro de carência. O Conselho Monetário Nacional (CMN) publicou resolução que permite essa medida.

A regra vale para dívidas contratadas até dezembro de 2015 e envolve linhas de financiamento concedidas para o Proinveste, Programa Emergencial de Financiamento, contratação de crédito para financiar obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e do Minha Casa Minha Vida.

Nenhum comentário: