domingo, 23 de julho de 2017

Com clássico 'Heroes', kit reúne discos da 'trilogia de Berlim' de David Bowie


Folha Press


Em dias de frio, uma boa caixa de músicas preenche uma tarde em casa. Principalmente no caso de uma ótima caixa como a recém-lançada "A New Career in a New Town (1977-1982)", o terceiro da série de boxes retrospectivos que vão englobar a carreira de David Bowie (1947-2016).

A caixa sucede "Five Years (1969-1973)" e "Who Can I Be Now? (1974-1976)". Reúne todos os álbuns lançados por Bowie entre 1977 e 1980, além de muito material alternativo e livro de 84 páginas. Com versões em 13 LPs ou 11 CDs, pode ser importada por preços que variam de R$ 600 a R$ 900.

No final de 1976, depois de alguns meses na Suíça que foram essenciais para aplacar um pouco seu vício em cocaína, Bowie alugou um apartamento em Berlim. Iggy Pop e Brian Eno eram presenças constantes. Bowie e Iggy excursionavam juntos pela Europa na época, e o apartamento era seu quartel-general entre os shows.
Influenciado por uma cena local que oscilava entre som eletrônico e pré-punk, Bowie começou a frequentar os estúdios da cidade, que percorria de bicicleta. Dessas aventuras veio "Low" (1977), o primeiro de seus álbuns classificados como "trilogia de Berlim".

Com inspiração em bandas alemãs como Kraftwerk, Neu! e Can, Bowie e Eno misturam rock, jazz, eletrônico, música ambiente, minimalismo e psicodelia. Em seu disco mais hermético até então, Bowie trocou as letras que narravam pequenas histórias e criavam personagens por uma poesia mais intrincada, de versos quebrados e quase desconexos.

Para muitos, a trilogia de Berlim é a fase mais fascinante de Bowie, e a nova caixa também traz os outros dois álbuns, "Heroes" (1977) e "Lodger" (1979). O sucesso popular da canção "Heroes" disfarça a trama sonora nada pop do álbum. O single também faz parte do box. Já "Lodger" aparece em dois discos: o original e uma versão remasterizada no início deste ano pelo coprodutor Tony Visconti.

Completam a caixa o álbum duplo "Stage", gravado em 1978 na turnê americana, e "Scary Monsters" (1980), o excelente disco que sinalizou a virada para uma fase mais pop que explodiria no trabalho seguinte, "Let's Dance" (1983). Mas este ficou para o próximo box.

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