quinta-feira, 27 de julho de 2017

Passa a valer a partir de 2018 a nova Carteira de Habilitação Nacional eletrônica

                                          Foto:Divulgação

Para solicitar o documento o motorista deverá se cadastrar no site do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) com um certificado digital


O Contran (Conselho Nacional de Trânsito) aprovou (25), a Carteira Nacional de Habilitação Eletrônica (CNH-e). Com a medida, os motoristas terão, além do documento físico, o arquivo virtual da CNH, acessado por meio de um aplicativo para smartphones. A novidade já passa a valer a partir de fevereiro de 2018.

A CNH digital poderá ser apresentada no lugar da carteira física e vai ser identificada pela leitura do QRCode (código de barras bidimensional que pode ser escaneado) .A nova carteira terá a mesma validade do documento impresso, que continuará a ser emitido normalmente.

Para solicitar o documento o motorista deverá se cadastrar no site do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) com um certificado digital. O acesso ao documento dependerá da digitação de uma senha. O sistema, que está em fase de testes, ainda permitirá o bloqueio do aplicativo caso o celular aconteça algo, como extravio ou a perda do aparelho.

Nenhum comentário: