domingo, 23 de julho de 2017

Aviões pousa no DF para gravar DVD de 15 anos

G 1                                       Ouça o novo Audio


Aviões escolheu Brasília – a cidade formada por asas – para mais um voo da banda. Liderada por Xand Avião, o grupo de Fortaleza vai comemorar quinze anos de trajetória na capital do país. Para celebrar, o cantor gravará o DVD de seu novo projeto, "Aviões Xperience", neste sábado (22), no complexo do Na Praia, na Orla do Lago Paranoá.

“Amo o Nordeste, é a minha região, mas queria mudar um pouco. Quis começar pela capital do país. E também escolhi Brasília porque a cidade tem o formato de avião. Quem comprar o nosso DXD vai entender o motivo. Tem um significado”, disse o vocalista Xand em entrevista ao G1na noite da última quinta-feira (20).

O projeto recebeu a nomenclatura de “DXD” por incorporar uma das marcas do vocalista – o sinal de “X” com as mãos – e, conforme explicou o artista, por juntar as letras iniciais de “Xand Avião”, de “Xperience” e de “XV anos”.

Desde que a cantora Solange Almeida deixou o grupo, Xand investiu na carreira solo e trouxe novas influências para o ritmo que o consagrou. Prova disso são as participações do sambista Thiaguinho e da jovem artista Kell Smith na filmagem do DVD. Os dois estiveram na cidade, na quinta, para participar das gravações acústicas, que farão parte do disco.

“Nesta nova fase, resolvemos dar um novo som ao Aviões. É forró – nunca vou deixar de tocar forró porque é o meu estilo –, mas é um forró tocado diferente. Um forró mais jovem, mais animado.”

A música “Era uma vez”, da Kell Smith, conquistou Xand e o cantor fez um convite à jovem para que ela participasse do projeto. Em um palco iluminado com pisca-pisca, o vocalista do Aviões se emocionou ao interpretar a canção lado de um dos novos nomes do MPB.

“Não sabia quem era a Kell, mas deu a loucura de ir atrás dela. 'Todo ser humano quer crescer, mas quando cresce quer voltar para o início'", diz Xand, citando um trecho da música. "É bom ser criança, não ter preocupação, não ter que mentir, não ter que pagar contas”, apontou o vocalista do Aviões.

O dueto ganhou uma levada de forró característica do cantor, sem abandonar a origem da canção que viralizou na internet. “Meu produtor apresentou a ideia do Xand e eu amei. A música ficou uma mistura da minha identidade com a identidade do Xand”, disse Kell Smith ao G1, minutos antes da apresentação.

Para encerrar a parte acústica da gravação, Thiaguinho subiu ao palco e emendou três hits que marcaram a história do Aviões. “Esse é o cara que por onde passa espalha energia”, resumiu Xand sobre a parceria com o sambista.


O restante da filmagem acontece na noite deste sábado (22). O palco principal do Na Praia recebeu luzes de led, holofotes e outras estruturas para comportar todas as pirotecnias sonhadas por Xand.

O setlist inclui músicas do trabalho mais recente da banda, o CD Voando Alto – entre elas, "De mãos atadas", "Faz as pazes comigo" e "Uber", estão no setlist. Outras quatro inéditas também vão compor a apresentação, além de canções consagradas pelo grupo. O trio de DJs Make U Sweat fará a abertura da festa.

Nenhum comentário: