quinta-feira, 6 de julho de 2017

Sobre a banda Steppenwolf


Steppenwolf é uma banda de rock americana formada em Los Angeles em 1967 pelo vocalista e guitarrista John Kay. A formação inicial da banda contava com Michael Monarch na guitarra, Goldy McJohn nos teclados, Rushton Moreve no baixo e Jerry Edmonton na bateria.

O grupo foi o intérprete de um dos maiores hinos do rock'n'roll, dos motociclistas de todo o mundo, e de uma atitude durante aquele período musical "Born to Be Wild", a canção de maior sucesso da banda, que foi usada como tema do filme Sem Destino (Easy Rider).


A banda separou-se em 1971, depois de publicarem For Ladies Only, iniciando John Kay em sua carreira solo, junto a Kent Henry (guitarra), George Biondo (baixo), Hugh O'Sullivan (teclados) e Penti "Whitey" Glan (bateria), que foram substituídos por Danny Kortchmar, Lee Sklar, Mike Utley e Russ Kunkel, respectivamente. Steppenwolf reformulou-se em 1974 e editaram o LP Slow Flux, mas voltaram a separar-se em 1976.

Durante o período compreendido entre 1977 e 1980, a banda reuniu-se para uma formação fixa, desta vez sem Kay. Chegaram a gravar um disco de estúdio, Night of the Wolf em 1979, que permanece inédito. John Kay formou uma nova versão da banda no início da década de 1980, chamada John Kay and Steppenwolf com quem gravou quatro discos (Wolf Tracks, 1982; Paradox, 1984; Rock & Roll Rebels, 1987 e Rise & Shine, 1990). Em 2001 publicou um disco a solo.

Nenhum comentário: