segunda-feira, 20 de janeiro de 2025

Chuvas deixam 16 cidades em estado de alerta no Mato Grosso

 



O governo de Mato Grosso criou uma sala de situação para monitorar e atender aos municípios afetados pelas chuvas intensas no estado. A sala tem caráter temporário e será mantida enquanto houver o alto risco de desastres nos municípios em razão das chuvas. Até o momento, 16 cidades foram atingidas e centenas de pessoas ficaram desabrigadas.


De acordo com o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos, do Instituto de Pesquisas Espaciais (Inpe), somente nos primeiros 15 dias de janeiro, a média de chuvas registradas no estado foi de 171,4 milímetros. Isso equivale a 80% da média de chuvas de todo o mês de janeiro do ano passado, que foi de 215 mm.


Paranatinga ficou inundada após o Rio Paranatinga e o Rio Xavantino transbordarem, nesta sexta. De acordo com o Corpo de Bombeiros, um acumulado de 74 mm de chuva em 24 horas deixou cinco bairros alagados. Ainda não há estimativa de quantas pessoas foram afetadas.


O secretário adjunto de Proteção e Defesa Civil do Estado, coronel BM César Brum, explica que o espaço vai atuar em regime de plantão e irá coordenar o atendimento às demandas dos municípios.


— A Sala de Situação vai atuar como um centro de coordenação em tempo real, concentrando em um único espaço os atores que vão dar a resposta aos municípios afetados, garantindo ações mais rápidas e eficientes para minimizar os impactos para a população — afirma o coronel.

Nenhum comentário: