sexta-feira, 31 de janeiro de 2025

O suco recomendado por especialistas para ser consumido pela manhã ou após um treino para ter energia

 




O suco de espirulina e frutas vermelhas é um aliado perfeito para enfrentar os dias quentes. Combina o poder nutricional das algas marinhas com os benefícios dos frutos silvestres mistos (mirtilos, cerejas, morangos e framboesas), fontes inesgotáveis ​​de vitaminas, minerais e antioxidantes. Desta forma, cada gole fornece energia, protege as células, regula o açúcar no sangue e promove a digestão, ao mesmo tempo que refresca e nutre o corpo e a mente.


A bebida está em alta e aos poucos se consolida como símbolo da alimentação consciente. Influenciadores e muitas celebridades de Hollywood pegam e afirmam que é um hábito essencial em suas rotinas logo ao acordar ou após o treino. Segundo o Daily Mail, Kate Middleton o inclui na sua alimentação diária, e também adiciona couve e matcha para obter um maior impulso de energia e vitalidade.


Para prepará-lo, a Mapfr, empresa internacional de saúde, aconselha o uso de 3 a 5 gramas de espirulina ou até 10 g se você for atleta. Se as frutas forem frescas, a nutricionista Estela Mazzei sugere lavá-las e secá-las delicadamente para preservar suas propriedades. Em relação a eles, deve-se colocar meia ou uma xícara das frutas no liquidificador com um copo de água, polvilhar a espirulina e bater até obter a textura homogênea desejada.


Tomar pela manhã pode trazer diversos benefícios à saúde devido às propriedades nutricionais de ambos os ingredientes. Abaixo estão alguns deles:


Imunoproteção

Sol Vazquez, formada em Nutrição e fundadora do centro de Nutrição Funcional Planta Made, destaca que ambos os ingredientes possuem compostos antioxidantes com efeitos terapêuticos a nível celular no sistema imunológico.



— Essas habilidades acabam fortalecendo a saúde do coração e retardando o envelhecimento — afirma.


Um estudo mostra que a espirulina também aumenta a produção de glóbulos brancos e anticorpos que combatem vírus e bactérias no corpo.


Anticolesterol

A pesquisa “Revisão sistemática de antocianinas e marcadores de doenças cardiovasculares” afirma que as frutas vermelhas, ricas em antocianinas, aumentam o colesterol HDL, conhecido como colesterol “bom”, e reduzem o LDL, popularmente classificado como colesterol “ruim”.


Defesa cognitiva

O Nurses' Health Study da Universidade de Harvard avaliou a função cerebral de mais de 16.000 adultos com mais de 70 anos durante seis anos e descobriu que aqueles que consumiram mais mirtilos e morangos experimentaram menos declínio cognitivo, mantendo uma capacidade mental semelhante à de alguém acima. a dois anos e meio mais jovem. De acordo com as conclusões da pesquisa, estima-se que os resultados se devam à presença abundante de pigmentos vegetais como antocianinas e flavonóides que protegem o organismo dos agentes oxidantes.


Ingestão de ferro

Num relatório publicado em 2021 na BMC Nutrition, os investigadores descobriram que a espirulina tem a capacidade de melhorar a deficiência de ferro em crianças pequenas, embora esclareçam que “ainda são necessários estudos mais recentes de alta qualidade para confirmar os resultados”.


Alerta de contraindicação

A espirulina não deve ser consumida em casos de hiperuricemia, fenilcetonúria, hipertireoidismo, doenças autoimunes, gravidez ou amamentação , pois pode interferir nos tratamentos.

É aconselhável consultar um médico antes de incorporá-lo à dieta.


Por 

, Em La Nacion

Nenhum comentário: