O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) está com inscrições abertas para 150 vagas na graduação para portador de diploma, reingresso e transferência externa e interna, no segundo semestre.
As opções são os cursos superiores de bacharelado em Agronomia, Arquitetura e Urbanismo, Engenharia Civil, Engenharia da Computação, Engenharia Elétrica e Engenharia Mecânica; licenciatura em Computação e Química; e tecnologia em Agronegócio, Alimentos, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Jogos Digitais, Processos Metalúrgicos, Redes de Computadores e Sistemas para Internet.
As vagas são ofertadas em Aquidauana, Campo Grande, Corumbá, Coxim, Dourados, Jardim, Naviraí, Nova Andradina, Ponta Porã e Três Lagoas. Elas estão divididas entre as seguintes modalidades: portador de diploma - ingresso para aqueles com curso superior concluído no Instituto Federal ou em outra instituição de ensino, pública ou privada, reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC); reingresso - destina-se a estudantes do IFMS que desejam retornar ao mesmo curso do mesmo campus, o qual deixaram de frequentar, no máximo há cinco anos, que não tenham se beneficiado do reingresso anteriormente; transferência externa - voltada a acadêmicos regularmente matriculados na instituição que queiram se transferir para outro campus ou para os regularmente matriculados em outra instituição de ensino, pública ou privada, que desejem se transferir para o IFMS, desde que sejam cursos afins; transferência interna - para alunos regularmente matriculados no Instituto Federal que queiram se transferir para outro curso no mesmo campus, desde que sejam afins.
As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até 5 de agosto. O acesso acontece pela Central de Seleção.
A relação de cursos afins está disponível aqui.
Documentação – Todos os candidatos devem anexar (digitalizados): CPF, documento oficial de identificação com foto e Anexo I (formulário de pontuação) devidamente preenchido.
Para portador de diploma ou transferência externa também são necessários: diploma ou certificado e histórico escolar do curso de graduação (portador); comprovante de matrícula recente de curso superior (transferência); histórico escolar contendo detalhado contendo, entre outras, informações sobre as disciplinas cursadas, notas/conceitos e carga horária, bem como suas ementas.
Já para reingresso e transferência interna é preciso enviar uma carta pessoal, informando os motivos para a solicitação.
Seleção – A avaliação, exceto para o reingresso, será feita considerando se as unidades curriculares já cursadas atendem ao conteúdo programático do IFMS. Elas poderão ser aproveitadas, de acordo com a similaridade de conteúdos e de carga horária entre as unidades curriculares analisadas (o link para os projetos pedagógicos dos cursos de graduação ofertados pela instituição se encontra no Anexo II).
Serão observadas a similaridade mínima de 80% entre os conteúdos da unidade curricular cursada e aprovada e a carga horária. Cada disciplina aproveitada valerá um ponto.
Já as inscrições de reingresso deferidas serão avaliadas por meio do coeficiente de rendimento. O processo de avaliação detalhado pode ser conferido no edital de abertura.
A previsão é de que o resultado preliminar seja divulgado em 19 de agosto e o final, no dia 26.
Nenhum comentário:
Postar um comentário