quarta-feira, 27 de março de 2024

PSB e PSDB selam pré-acordo de aliança para disputa na Capital

 

                                            foto: Henrique Kawaminami



Os presidentes estadual e regional do PSB, o deputado estadual Paulo Duarte e o vereador Carlão Borges, selaram nesta terça-feira (26) um pré-acordo com o PSDB para a aliança de apoio à candidatura do deputado federal Beto Pereira à Prefeitura de Campo Grande. No Plenário da Câmara Municipal, lideranças e militantes dos dois partidos prestigiaram o ato, confirmando uma expectativa que já estava consolidada há meses.


Este entendimento vem sendo construído pacientemente. No ano passado, ao assumir a presidência do partido, Paulo Duarte disse que era interesse do PSB ter seu próprio candidato na Capital. E citou o nome de Carlão. O vereador, por sua vez, vestiu a pré-candidatura dizendo-se um “soldado a serviço dos correligionários”. Com o tempo, passou a considerar também a opção de ser o vice numa aliança majoritária.


PRESENÇA RETOMADA


Ao mesmo tempo, Duarte vinha retomando sua presença nos espaços políticos. Após substituir Ricardo Ayache na direção partidária, ganhou a certeza de que sairia da suplência para voltar à Assembleia Legislativa com o terceiro mandato. Além disso, viu fortalecer a proximidade e as relações com o ex-governador Reinaldo Azambuja e o governador Eduardo Riedel, as duas maiores lideranças tucanas.


Com estas credenciais, Duarte potencializou sua mobilidade e tornou-se um ponto estratégico da costura de alianças em torno do PSDB. O teste mais importante foi o de Campo Grande. Independentemente dos números das pesquisas, a pré-candidatura de Carlão passou a dividir sua importância com a projeção do apoio a Beto Pereira. Sem obstáculos de parte a parte, a ideia foi concretizada.


“O Beto é um jovem preparado, experiente. Já foi prefeito, é deputado federal, tem amplas condições de administrar uma capital de um milhão de habitantes”, define Duarte. “Aqui na Capital, a grande liderança do PSB é o vereador Carlão. Toda essa construção foi feita com ele. Nenhuma decisão foi tomada sem uma conversa exaustiva”, comenta Paulo Duarte.


Ao agradecer às “manifestações estimulantes dos socialistas”, Beto também aplaudiu a postura de Carlão, tanto na edificação do acordo como no perfil de seu mandato, “plenamente identificado com os reais interesses do município” e “legitimado pelo compromisso com a luta comunitária”. O deputado estadual Jamilson Name, o vereador Claudinho Serra e o ex-vereador Ademir Santana estavam entre os tucanos presentes ao ato.

Nenhum comentário: