Divulgação
.O recente boletim semanal do USDA indica condições climáticas distintas para a região do Leste Europeu. Enquanto o sul experimentou condições secas e temperaturas mais quentes, impulsionando a maturação das culturas de verão, o norte foi beneficiado com chuvas que favoreceram o desenvolvimento de milho e girassóis.
Por duas semanas consecutivas, o tempo firme e temperaturas acima da média (3-6°C acima do normal no oeste e 1-3°C acima do normal no sul da Rússia) aceleraram a maturação das culturas de verão em Moldova, Ucrânia e no Distrito Sul da Rússia.
Entretanto, temperaturas diárias na faixa dos 30°C no sudoeste impactaram negativamente as perspectivas de rendimento para milho e soja em desenvolvimento mais tardio. Ademais, estas condições secas e quentes foram propícias para a semeadura antecipada de trigo de inverno.
Mais ao norte, chuvas moderadas a intensas (10-95 mm) no Distrito Central da Rússia garantiram um fornecimento adequado de umidade para o milho e girassóis em fase de enchimento. Dada a variabilidade das condições, agricultores e consultores agrícolas devem manter-se atentos a futuras previsões e ajustar suas estratégias conforme necessário.
Material elaborado pelo metereologista, Gabriel Rodrigues com revisão de Seane Lennon.*
Nenhum comentário:
Postar um comentário