domingo, 30 de dezembro de 2018

TVE MS terá especial sobre Retirada da Laguna com Bolsonaro e Reinaldo Azambuja

                                           Foto:Divulgação

O futuro presidente da República, Jair Bolsonaro, e o governador reeleito Reinaldo Azambuja serão personagens integrantes da programação especial de fim de ano da TVE Cultura no dia 1º de janeiro de 2019 entre a posse dos dois mandatários na terça-feira, a partir das 9h.

A emissora pública sul-mato-grossense levará ao ar um especial inédito sobre a Retirada da Laguna, que vai ao ar logo após a cerimônia de posse do presidente, e que será reprisado ao longo da programação.

Capitão reformado do Exército Brasileiro, Bolsonaro acompanhou em 15 de julho de 2017, ao lado de Reinaldo Azambuja, as festividades alusivas aos 150 anos da Retirada da Laguna realizadas em Nioaque, cidade na qual serviu como segundo-tenente entre 1979 e 1981 e sobre a qual revelou ter uma ligação afetiva: além de prometer retornar ao município depois da posse, revelou viver ali quando seu primeiro filho nasceu.

O especial da Retirada da Laguna foi produzido e dirigido pela Lutanno e pelo jornalista Bosco Martins, diretor-presidente da Fertel (Fundação Luiz Chagas de Rádio e TV Educativa de Mato Grosso do Sul) e apresentador do programa Prosa & Segredos, com edição de Albino Costa.

Ele retratou um dos episódios mais tensos da Guerra do Paraguai, quando tropas do país vizinho dominavam aquela região do atual Mato Grosso do Sul.

O Exército Brasileiro, por sua vez, planejava tomar Laguna, localizada às margens do rio Apa. A coluna montada, com cerca de 1.700 homens, teve 700 sobreviventes. Nioaque guarda algumas relíquias do combate, como o madeiramento da primeira igreja da região, destruída pelo Exército do Paraguai. A encenação contou com a participação de moradores da cidade e foi documentada em audiovisual.

“O especial foi gravado e contou com a participação do então deputado federal Jair Bolsonaro, que ali encontrou o governador Reinaldo Azambuja”, relembrou Bosco, citando ainda depoimentos da população local. “O futuro presidente, de fala despretensiosa e um jeito informal de se comunicar já galgava ali os primeiros degraus rumo ao cargo que ocupará. Entre a população, ainda há pessoas que se lembram do período em que morou na cidade e se lembram do Bolsonaro como alguém de fibra, enérgico, e que reconhecia os direitos de todos”.

O especial ainda registrou o momento descontraído em que Bolsonaro, a cavalo, rememorou Dom Pedro I e “encenou” a independência da “República Federativa de Nioaque”, modo de prestar respeito àquele que garantiu a soberania do Brasil perante o mundo.

O especial faz parte da programação cívica que a TVE Cultura levará ao ar em 1º de janeiro, a partir das 9h, com a transmissão, ao vivo, dos preparativos para a posse de Jair Bolsonaro e de seu vice, general Hamilton Mourão. Na sequência, vai ao ar o especial da Retirada da Laguna e, a partir das 14h30, será transmitida a posse do governador Reinaldo Azambuja e de seu vice, Murilo Zauith, no Executivo de Mato Grosso do Sul –esta realizada em parceria com a TV Assembleia.

Você acompanha a programação especial da TVE Cultura pelo sinal aberto –digital em Campo Grande e Terenos, pelo canal 4.1, e em Dourados, no 13.1– nas cidades que contam com a emissora; no canal 15 da NET na Capital e pela parabólica, nos satélites StarOne C2 (digital) e C3 (analógico). Também é possível assistir aos programas pelo Portal da Educativa, na aba Assista a TV e pelo Link ao Vivo do site e na fan page da rede social Facebook.

Nenhum comentário: