quinta-feira, 27 de dezembro de 2018

Guedes convoca Azambuja e governadores para discutir Reforma da Previdência

Por GABRIELA COUTO

A Reforma da Previdência será assunto de prioridade do futuro ministro de Economia, Paulo Guedes.

Ele já convocou os governadores estaduais eleitos para uma reunião no primeiro mês de 2019.

“Guedes me mandou uma mensagem para nos reunirmos no final de janeiro com outros governadores para debater a previdência”, disse Reinaldo Azambuja (PSDB).

Conforme a Lei Orçamentária Anual (LOA), publicada ontem no Diário Oficial do Estado os maiores valores previstos são o da Agência de Previdência Social de Mato Grosso do Sul (Ageprev-MS), equivalente a R$ 2,040 bilhões.

No final de novembro o Estado aprovou a reforma da Previdência Estadual. Entre as medidas estão a exclusão de 75% dos servidores do Estado do aumento da contribuição e o reajuste de alíquota, de 11% para 14%, atingirá somente sobre os valores salariais acima de R$ 5.531,00, teto dos benefícios previdenciários calculado pelo INSS. O servidor que quiser aposentar-se com valor superior, precisará pagar uma complementação, privada ou do Estado.

Os poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, o Tribunal de Contas, o Ministério Público, a Defensoria Pública, as autarquias e as fundações estaduais vão contribuir mensalmente para o MSPREV com o percentual de 24% sobre a soma dos subsídios e das remunerações mensais dos segurados ativos. A partir de 1º de maio de 2018, a alíquota patronal será de 25%. Atualmente, o valor da contribuição patronal é de 22%.

(Colaboraram Daniella Arruda e Izabela Jornada)

Nenhum comentário: