Por MÁRCIO MAIA, AUTOPRESS
Utilitário chega ao mercado brasileiro com novo motor diesel 2.3
Desde 2012, o segmento das picapes ganha um lançamento atrás do outro no Brasil. De uma hora para outra, as marcas perceberam o potencial de crescimento e apostaram alto na renovação de seus modelos – algumas até em projetos totalmente novos. Faltava a Nissan, que só agora colocou em jogo no Brasil a nova geração da Frontier. Novas tecnologias foram adotadas e um desenho que mistura traços de robustez e certa elegância marca as principais inovações no modelo, que foi apresentado mundialmente na Tailândia em 2015 e desembarca agora no Brasil importado do México, apenas na versão de topo LE, por R$ 166.700.
A 12ª geração do utilitário chega ao mercado brasileiro com novo motor diesel 2.3 com duplo turbo, mas que rende os mesmos 190 cv e 45,9 kgfm do antigo 2.5 utilizado, que pesava 10 quilos a mais que o atual. Os turbos trabalham em diferentes regimes de rotação do motor: o de maior pressão atua junto do de menor no arranque e age até a rotação estabilizar. Nesse ponto, ele se desliga e deixa o de menor pressão sustentar o propulsor em velocidade de cruzeiro. Este motor trabalha em conjunto com uma nova transmissão automática de sete velocidades, com modo sequencial para trocas manuais.
Os itens de segurança contemplam assistente de partida em subidas e descidas, sensor de estacionamento, luzes diurnas, faróis de leds, limitador de diferencial – que evita que as rodas patinem – e controles eletrônicos de estabilidade e de tração. De fábrica, a picape traz ainda sistema multimídia com Nissan Multi-App, que tem 2 GB de espaço para baixar aplicativos diretamente para o equipamento, além de banco do motorista com ajustes elétricos, ar-condicionado digital de duas zonas com saídas traseiras e chave presencial – “mimos” que aproximam o interior do utilitário com caçamba ao de um SUV.
Nenhum comentário:
Postar um comentário