No próximo domingo, dia 10 de julho, o Sonora Brasil leva ao Teatro Prosa, do SESC Horto, em Campo Grande, mais uma etapa do Sagrados Mistérios: Vozes do Brasil, que apresenta repertório da música vocal presente nas festividades populares em devoção às entidades religiosas.
Desta vez sobe ao palco a Comitiva de São Benedito da Marujada de Bragança, da Paraíba. A apresentação será às 20 horas. O retumbão é o principal ritmo da dança da Marujada, que tem inspiração náutica, daí o nome. Os músicos, dirigidos por um capitão, tocam tambor grande e pequeno, cuíca, pandeiros, rabeca, viola, cavaquinho e violino.
A Marujada, em Bragança, teve inicio em 1798 quando os senhores brancos atendendo ao pedido de seus escravos, permitiram a organização de uma Irmandade e a primeira festa em louvor a São Benedito. Em sinal de reconhecimento, os negros foram dançar de casa em casa para agradecer a seus benfeitores.
A primeira apresentação do circuito Sagrados Mistérios: Vozes do Brasil, foi das Caixeiras do Divino de São Luis do Maranhão, no dia 7 de junho. Se apresentarão, ainda, a Banda de Congo Panela de Barro (ES), no dia 9 de setembro e, por fim, no dia 3 de outubro se apresenta o Quarteto Colonial (RJ) com repertório composto pelos mestres de capela para o ofício religioso da igreja católica e a obra de compositores modernos e contemporâneos inspirada nesse universo.
O Sonora Brasil teve início em 1998 e desde então já contou com 3.154 apresentações de cerca de 60 grupos por todo o Brasil, alcançando um público de mais de 500 mil espectadores.
Serviço: Comerciários, dependentes, estudantes e terceira idade pagam R$ 7,00 e usuários R$ 14,00. O telefone para mais informações é o 3321-3181.
Nenhum comentário:
Postar um comentário