Ao som do grupo musical Laço de Ouro, o prefeito Nelson Trad Filho abriu nesta manhã o projeto “Arte e Cores no Paço”, que no mês de julho contempla as obras de quatro artistas integrantes o grupo “Cores da Terra”, com exposição de telas com pinturas da arte Naif. O tema da mostra em questão lembra a tradição das festas juninas. O evento contou com a participação de amigos, além do diretor presidente da Fundação Municipal de Cultura (Fundac), Roberto Figueiredo.
Idealizada pelo prefeito, a exposição tem como objetivo dar espaço aos artistas da Capital e do Estado para divulgarem os trabalhos produzidos, mostrando a preocupação do chefe do Executivo em valorizar a cultura e artes plásticas dos artistas locais. “É uma satisfação abrir a semana com energias renovadas no gabinete. O espaço dá oportunidade para que a população acompanhe o trabalho de artistas como estes do ‘Cores da Terra’”, considerou Nelsinho.
Durante todo o mês de julho, ficarão na sala do prefeito as telas pintadas pelos artistas Cecílio Vera, Lucio Laranjeira, Ramão Lopes e Jeudson. A arte Naïf foi criada por volta de 1890, sendo empregado para o gênero de pintura “ingênua”, livre de qualquer tendência, academicismo ou escola. Os artistas Naifs são chamados “pintores do coração”, pois possuem uma maneira muito autêntica e pessoal de expressar o seu impulso artístico.
Para um dos convidados, o artista Jeudson, o projeto é uma conquista para a categoria, pois dá maior visibilidade aos trabalhos desenvolvidos dentro de suas especificidades. “Nós que acompanhamos as exposições, percebemos que a cada mês o gabinete do prefeito recebe um estilo diferente de arte. Neste caso, ele abriu sua sala para receber as pinturas Naif que demonstram, dentro de sua simplicidade, um pouco da história da humanidade e da cultura dos povos. É uma honra para nós participarmos dessa exposição”, considerou o artista.
O prefeito reforçou o interesse de ampliar o projeto Arte e Cores levando-o para o teatro do Paço, tão logo a reforma do local seja concluída. “O Ministério da Cultura já sinalizou a aprovação do projeto para reforma do teatro do Paço. Nos próximos dias, estaremos encaminhando o detalhamento do projeto para o órgão que, assim que der o parecer oficial, vamos abrir a licitação e colocar em prática esse projeto que vai garantir mais um espaço para abrigar a arte dos campo-grandenses e de todo o estado”, adiantou Nelsinho.
Sobre a arte Naif - Os artistas Naif são, geralmente, autodidatas, pintando sem regras ou constrangimentos. Seus temas são diversos e relacionados à cultura de um povo e suas crenças religiosas. O cotidiano é retratado nas telas, funcionando como um registro histórico. Representando os pintores desta linguagem artística presente em nossa cidade e em nosso Estado, o grupo “Cores da Terra”, já conhecido pela população por meio de suas exposições anuais na Morada dos Baís, tem hoje sete integrantes. O grupo existe desde o ano 2000.
Nenhum comentário:
Postar um comentário