O sétimo número da versão brasileira da revista "Granta" reúne 22 jovens escritores, todos com menos de 35 anos, da Espanha e da América Latina.
Entre os presentes na edição, está a escritora, roteirista e cineasta argentina Lucía Puenzo (de "XXY" e "El Niño Pez"), com o conto "Cohiba". Ela já foi publicada no Brasil com "O Menino Peixe", romance que deu origem ao seu filme homônimo.
A história começa com a personagem principal sem saber o que fazer ao receber carinhos de um desconhecido dentro de um cinema enquanto assiste ao documentário "Super Size Me: A Dieta do Palhaço", estrelado e dirigido pelo americano Morgan Spurlock.
Originalmente inglesa e editada em terras tupiniquins pela editora Alfaguara, a publicação cria um panorama da cena literária contemporânea ao trazer nomes de destaque da literatura escrita em espanhol, como os autores argentinos Pola Oloixarac e Andrés Neuman, que estiveram em evidência na Flip 2011.
Andrés Barba, Oliverio Coelho, Federico Falco, Pablo Gutiérrez, Rodrigo Hasbún, Carlo Labbé, Javier Montes e Alejandro Zambra também integram a obra. Alguns deles aparecem pela primeira vez traduzidos para o português.
Lançado na Inglaterra em 2010, este número da revista exigiu, como critério, que os artistas tivessem nascido depois de 1975, com pelo menos uma obra editada.
Veja todos os números da "Granta"
Leia trecho de "Cohiba".
*
O homem encosta na minha mão na escuridão. Tem a pele quente e áspera. O cabelo curto, os cachos achatados com alguma pomada caseira que brilha até na penumbra do cinema. Seu cheiro se desprende do resto. Olha para mim de esguelha e eu para ele. Tudo o que está vestindo é novo: a camisa branca, o relógio, a mochila aberta com alguns livros de arte afro-cubana. É um professor jovem ou um aluno prestes a se formar. Trinta anos, não mais. Tiro a mão do braço da cadeira e a escondo entre minhas pernas. Na tela, o protagonista fala para a câmera desafiando o Império: a junk food é a culpada pela obesidade do mundo. Apresenta sua namorada naturista e os médicos que vão seguir o despencar de seu corpo entupido de lixo um mês inteiro. Com um movimento suave, ninguém vê, o homem deixa sua mão cair sobre minha perna. Um segundo, nada mais - uma carícia - e tudo desaparece... as pessoas, o filme: ele é o único que existe, sua respiração pausada. Espero encolhida contra a mulher da direita. Poderia pedir-lhe licença, dizer que tenho de ir ao banheiro, esperar no hall do cinema. Mas não faço nada. A mulher se ajeita para que meu braço não continue encostando no seu. Nós três olhamos para frente em silêncio.
*
"Granta (Vol. 7): Os Melhores Jovens Escritores em Espanhol "
Autores: Vários
Editora: Alfaguara
Páginas: 372
Quanto: R$ 39,50 (preço especial, por tempo limitado)
Nenhum comentário:
Postar um comentário