segunda-feira, 18 de julho de 2011

Chama Poética leva música e poesia para o público do Festival

Literatura, música e poesia estarão juntas no espetáculo “Os Quatro Elementos” do grupo paulistano Chama Poética, que se apresenta no dia 30 de julho, durante o 12º Festival de Inverno de Bonito. Pela primeira vez no Estado, o sarau lítero-musical já conhecido e reconhecido pelo público paulistano promete encantar os expectadores que vão poder conferir a fina “costura” entre a poesia e a música no último dia do evento, às 11 horas, no Centro de Convenções de Bonito.

Conforme a diretora e idealizadora do projeto, a produtora cultural Fernanda Maria Bueno de Almeida Prado, o Chama Poética vai apresentar em Bonito poemas e canções que remetem ao tema “os quatro elementos” – água, fogo, terra e ar – trabalhados por inúmeros poetas e músicos nas mais diferentes formas. Da maneira como é executado, o espetáculo é indicado para todas as idades e tem atraído a atenção dos amantes da literatura. Ao mesmo tempo em que revela a importância de cada elemento para a arte, o recital desperta no público a reflexão acerca do universo do tema.

Na apresentação do Festival de Inverno, poemas como “O apanhador de desperdícios”, de Manoel de Barros, “Inscrições para uma lareira”, de Mário Quintana, além de obras de Murilo Mendes, Thiago de Mello, Chiquinho Alves, Cecília Meirelles, Flora Figueiredo, entre outros, serão declamados pelas atrizes Fernanda Conrado, Fernanda de Almeida Prado e Daniela de Almeida Prado. Toda a poesia segue embalada por um repertório musical nacional especialmente selecionado e executado pelos músicos Elio Camalle e Gabriel de Almeida Prado. No final do espetáculo, que deve durar em torno de uma hora, o público ainda pode conferir os poemas apresentados e que serão expostos no varal da poesia.

Projeto Chama Poética

Tudo começou quando a psicóloga, psicanalista e produtora cultural Fernanda Maria Bueno de Almeida Prado resolveu resgatar as noites de música e poesia que o seu pai – poeta e fundador da Unesp de Assis, Antonio Lázaro de Almeida Prado – dirigiu por vários anos na Universidade.

Com mais de seis anos de estrada, iniciados na Casa das Rosas – Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura – o Sarau Chama Poética visa em seus projetos difundir e fomentar a arte através da poesia, da literatura e da música. Os espetáculos lítero-musicais promovidos pelo grupo contam com a participação de artistas convidados entre atores, músicos e poetas, que discorrem sobre os mais variados temas.

Atualmente o Chama Poética é referência nos eventos poéticos e musicais na cidade de São Paulo, apresentando-se mensalmente na Casa das Rosas, Museu da Língua Portuguesa e Biblioteca de São Paulo, além das produções especiais. Sua vinda a Mato Grosso do Sul para o FestinBonito é resultado de convite feito durante recital do grupo no Memorial da América Latina.

Serviço


Sarau Lítero-musical: Chama Poética –
Os Quatro Elementos
Data: 30 de julho
Horário: 11 horas
Local: Centro de Convenções de Bonito

Nenhum comentário: