Visando sensibilizar as mulheres para que realizem os exames necessários à prevenção do câncer de mama, que de acordo com o Instituto Nacional de Câncer – Inca, é o segundo tipo mais frequente no mundo e o que mais leva as mulheres à morte no Brasil, a Rede Feminina de Combate ao Câncer, juntamente com o Instituto do Câncer lançou ontem a Campanha do Outubro Rosa na capital.
A campanha contará com uma iluminação especial em dois monumentos que fazem parte da história da nossa capital: o obelisco e o monumento do Sobá, na Feira Central. Os monumentos receberão a iluminação cor rosa até o final do mês de outubro, quando é comemorado o dia estadual de combate ao câncer de mama.
Outubro Rosa - O movimento popular conhecido como Outubro Rosa é comemorado em todo o mundo. O nome remete à cor do laço rosa que simboliza a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades. Este movimento começou nos Estados Unidos, onde vários estados realizavam ações isoladas – sempre no mês de outubro - referentes ao câncer de mama e a importância da mamografia. Posteriormente, com a aprovação do Congresso Americano o mês de outubro se tornou o mês nacional (americano) de prevenção do câncer de mama.
No Brasil, cerca de 30 locais contarão com a iluminação especial em comemoração ao mês mundial de conscientização sobre o câncer de mama. As cidades que fazem parte do movimento são o Rio de Janeiro ( que terá o Cristo Redentor iluminado pela terceira vez e o Copacabana Palace Hotel), Natal (Pórtico da Entrada), Belo Horizonte, Florianópolis, Bahia e entre outras cidades. Neste ano, Campo Grande integra o esforço mundial para a conscientização sobre a doença e sua prevenção.
A ação de iluminar de rosa monumentos, prédios públicos, pontes, teatros e etc., foi uma forma prática para que o Outubro Rosa tivesse uma expansão cada vez mais abrangente para a população e para que, principalmente, pudesse ser replicada em qualquer lugar, bastando apenas adequar a iluminação já existente.
Programação - No dia 18 de outubro a Coordenadoria de Saúde da Mulher, órgão vinculado a SES (Secretaria do Estado da Saúde), a Sesau e a Rede Feminina de Combate ao Câncer realizarão uma blitz educativa, a partir das 15h (até as 18h), no cruzamento da Avenida Afonso Pena com a Rua 14 de Julho, sob o tema “Combate ao Câncer de Mama: um laço pela vida” onde serão entregues os lacinhos cor de rosa pela vida. Durante a blitz serão distribuídos folhetos informativos sobre os cuidados a serem tomados e orientações sobre o tratamento desse tipo de câncer.
Já no dia 19 de outubro, data em que será comemorado o Dia Estadual de Combate ao Câncer de Mama, os eventos começam às 17h, com uma blitz educativa na Avenida Afonso Pena. Às 19 h, na Praça do Rádio Clube, será realizada a abertura do evento e a apresentação do Grupo Curumins Cia Teatral, e, logo em seguida, do grupo de dança libanesa, Litani.
O evento também será marcado por shows. Às 19h30, a dupla Hebert & Evandro sobe ao palco. Em seguida, às 20 horas, é a vez da cantora Amannda, madrinha da campanha. Às 20h30, os padrinhos da campanha, Munhoz & Mariano, se apresentam, encerrando as comemorações.
Mais informações - Secretaria do Estado da Saúde no fone 3318-1672 e no site http://www.outubrorosa.org.br/.
Nenhum comentário:
Postar um comentário