sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Academia de letras de MS empossa Wilson Martins

Em cerimônia conjunta, serão nesta sexta-feira (29), no Auditório da ANOREG (Rua Tabelião Nelson Pereira Seba, 50, B. Chácara Cachoeira), às 19h30min, a festividade de comemoração dos 39 anos de fundação da Academia Sul-Mato-Grossense de Letras e a solenidade de posse, nesta mesma Casa de Cultura, do novo acadêmico eleito: Wilson Barbosa Martins.


Na sessão magna de posse solene, Wilson Barbosa Martins será recepcionado em discurso pelo confrade Rêmolo Letteriello e - após prestar juramento acadêmico e assinar Termo - será diplomado e ocupará oficialmente a Cadeira 38 do sodalício (cujo patrono é Enzo Ciantelli), que se encontrava vaga e tinha sido ocupada pela saudosa acadêmica Nelly Martins. Alfim, proferirá o seu discurso de posse.


Advogado e político, o novo imortal Wilson Barbosa Martins foi prefeito de Campo Grande, deputado federal, senador constituinte e primeiro governador eleito pelo voto direto em Mato Grosso do Sul. Recentemente, publicou o seu livro "Memória - Janela da História", editado pelo Instituto Histórico e Geográfico de MS (Série Banco de Memórias). Na orelha desta obra, Dr. Wilson timbra: "Mais que a minha história ou parte dela, neste livro reúno lembranças de meu tempo. Quase um século!".

A ACADEMIA SUL-MATO-GROSSENSE DE LETRAS (ASL): Com 40 Cadeiras vitalícias, aos moldes da ABL, a ASL – o mais alto e representativo Sodalício Literário do Estado foi fundado no dia 30 de outubro de 1971, pelo escritor Ulisses Serra, tendo como co-fundadores José Couto Vieira Pontes e Germano Barros de Sousa.
Com sua sede à Rua Rui Barbosa, 2624, Centro, Campo Grande, a Academia mantém ao longo da sua existência uma história marcante voltada para a defesa do vernáculo e o cultivo da arte literária, zelando e incentivando todas as derivações da cultura nacional e estadual. A ASL possui seu site na internet no endereço: www.acletrasms.com.br .

Nenhum comentário: