sábado, 16 de outubro de 2010

Harmonia e Arranjo Músical são tematicas de curso

Começou na quarta-feira (13) e vai até domingo, dia 17, o curso de Harmonia e Arranjo musical, uma parceria entre a Fundação de Cultura do Estado e a Secretaria de Educação e Cultura de Três Lagoas.


O curso integra o Programa Interação 2010, que desenvolve um circuito de aperfeiçoamento artístico visando capacitar profissionalmente artistas, técnicos e agentes das mais diversas áreas culturais para torná-los multiplicadores de conhecimento.


O Programa é realizado em duas etapas, sendo que a primeira aconteceu em Campo Grande, onde foram ministrados cursos de capacitação nas áreas de artes cênicas (circo, teatro e dança), artes visuais (artes plásticas, audiovisual e fotografia) e música.

Na segunda etapa, o programa prevê a realização de cursos em oito cidades pólo do estado (Bonito, Corumbá, Coxim, Dourados, Naviraí, Nova Andradina, Ponta Porã e Três Lagoas), sendo 15 oficinas em cada município.

Durante a aula inaugural desta quarta-feira, no saguão da Prefeitura antiga, mais de 40 alunos de todas as faixas etárias participaram das atividades.
Para ministrar as aulas, a Fundação de Cultura disponibilizou um professor formado em música, com mais de 20 anos de experiência na área, e também material de apoio.

Em um breve discurso antes de iniciar a primeira aula, a representante da Fundação de Cultura, Joelma Argulhos, falou sobre a importância do programa.
“Sabemos da importância da inclusão da cultura na vida do cidadão, por isso desde o início do ano estamos realizamos projetos voltados para a inserção e capacitação das pessoas na área cultural”, afirmou, lembrando ainda da parceria feita com a Prefeitura de Três Lagoas.


“A Prefeitura Municipal é uma participante ativa dos nossos projetos e programas, isso é muito importante, pois dessa forma conseguimos formar um número maior de agentes multiplicadores”, finaliza Joelma.
Presente na aula inaugural, a Assessora de Cultura, Cidinha Mariano, apontou os pontos positivos do curso.

“Disseminar a cultura é uma das grandes preocupações da Secretaria de Educação e Cultura. Procuramos sempre valorizar e incentivar a população a ter um contato cada vez mais próximo com a cultura, independente do segmento. Esse curso vem ao encontro dos nossos objetivos”, ressalta.

Aulas

Músico a mais de 20 anos, Manfred Toninger, é o responsável por ministrar as aulas do curso de Harmonia e Arranjo Musical.

Essa é a primeira vez que Manfred está em Três Lagoas para promover esse tipo de curso voltado especificamente para música clássica e erudita.

“O que vai acontecer durante as aulas é algo muito bacana e que deve ser levado a diante. Falar sobre música clássica e erudita é algo que ainda não é muito explorado, mas que propicia ao aluno um contato com uma musicalidade diferente”, aponta Manfred.

No decorrer das aulas os participantes terão noções teóricas e práticas sobre o estilo de música clássica e erudita, podendo criar e manipular elementos do sistema musical, sempre trabalhando a harmonia e o arranjo musical, mesclando técnicas tradicionais com um trabalho de auto descoberta através da sonoridade.

Nenhum comentário: