A Secretaria de Estado de Educação (SED) deve implantar mais seis brinquedotecas para atender alunos da Rede Estadual de Ensino com necessidades especiais em todo o Estado.
De acordo com a SED, após a implantação, o Estado terá 14 brinquedotecas que devem proporcionar socialização e aprendizagem aos alunos com necessidades específicas.
As brinquedotecas serão implantadas ano que vem nos municípios de Cassilândia, Jardim, Chapadão do Sul, Três Lagoas, Coronel Sapucaia e Naviraí. Até o final desse semestre, as brinquedotecas de Camapuã, Fazenda Itamarati, Rio Negro e Aquidauana já estarão funcionando.
“O ambiente já está quase pronto. A SED está qualificando os professores para supervisionar os alunos”, afirma a coordenadora de educação especial da SED, Vera Carbonari.
Segundo informações da SED, hoje em todo Estado existem seis brinquedotecas funcionando: uma em Dourados, Ponta Porã e Coxim e duas em Campo Grande.
De acordo com a coordenadora, o objetivo principal da brinquedoteca é promover a socialização e participação dos alunos com necessidades especiais da Rede Estadual de Ensino.
A brinquedoteca atende alunos com deficiência, altas habilidades/superdotação, transtornos globais do desenvolvimento.
“Além de promover a socialização do aluno especial, a brinquedoteca tem o objetivo de facilitar o desenvolvimento integral do aluno, estimular a criatividade e aprimorar as habilidades”, explica a coordenadora.
As atividades da brinquedoteca são realizadas em ambiente próprio, utilizando recursos lúdicos, como brinquedos, jogos, brincadeiras, TV, DVD, livros, entre outros. São utilizados jogos de memória, raciocínio, atenção, brincadeiras, TV, DVD, livros, entre outros.
Na brinquedoteca, os supervisores brinquedistas que atuam como professores são especializados para este tipo de atividade. “A Secretaria de Educação promove curso de brinquedistas, para que os professores estejam devidamente habilitados para trabalhar com os alunos”, afirma Vera.
A brinquedoteca que funciona no contraturno, oferece atendimento individual ou em grupos.
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