terça-feira, 30 de setembro de 2025

UEMS realiza primeira oficina COIL do projeto Nivelamento Temático em parceria com universidade mexicana

 




A Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) realizou dia, 23 de setembro, a primeira oficina do projeto Nivelamento Temático em formato COIL (Collaborative Online International Learning), em parceria com a Universidad Autónoma del Estado de Hidalgo (México). O encontro ocorreu de forma híbrida, no Bloco B, sala S10, da Unidade Universitária de Campo Grande (UUCG/UEMS), das 13h às 15h, e representou um marco para o fortalecimento da internacionalização da instituição.


Coordenado pela professora Dra. Daniela Sottili Garcia, o projeto Nivelamento Temático existe desde 2019 e já capacitou mais de 1.000 estudantes da UUCG/UEMS. Seu objetivo é oferecer conteúdos extras, além dos programáticos, visando nivelar conhecimentos e ampliar a formação dos acadêmicos de graduação. Para Sottili a realização desta oficina COIL marca a primeira experiência internacional do projeto, consolidando-o como uma iniciativa inovadora que conecta ensino e colaboração acadêmica global.


Parceria internacional com Hidalgo


O curso de Turismo da Universidad Autónoma del Estado de Hidalgo se soma ao curso de Turismo da UEMS em uma parceria estratégica. Esta primeira oficina será seguida de novas ações: em novembro está prevista outra atividade também em formato COIL, com perspectivas de continuidade em forma de novas oficinas, projetos de pesquisa e mobilidade acadêmica.


Essa aproximação só foi possível graças ao apoio da Diretoria de Relações Internacionais (DRI/UEMS), que tem atuado de forma decisiva na ampliação das oportunidades de cooperação global para a comunidade acadêmica.


Palestra e currículo da professora convidada


A oficina foi ministrada pela professora Dra. Aide, especialista em gestão hoteleira e turismo, com a palestra “Estrategias de gestión hotelera y análisis de casos reales”.


A docente é Doutora em Educação, Mestre em Gestão de Instituições Educativas e Licenciada em Turismo pela Universidad Autónoma del Estado de Hidalgo (UAEH). Possui também o título de Mestra em Administração Hoteleira, com especialidade em Direção Hotelera, pela Universidad de Turismo y Ciencias Administrativas. Atualmente, é Professora-Investigadora da UAEH, atuando na Área Acadêmica de Turismo e Gastronomia, com reconhecimento PRODEP vigente.


Desde 2011, exerce a docência em Turismo e, desde 2021, também em programas de pós-graduação, ministrando disciplinas sobre gestão da qualidade, hospedagem, geografia, patrimônio cultural e natural do México. É ainda membro associado da Academia Mexicana de Investigación Turística (AMIT), tendo publicado trabalhos nas áreas de educação, tecnologia aplicada e turismo.


Em tempos de necessidade de preservação ambiental, social, econômica e cultural, a discussão das estratégias de amenizar os possíveis impactos gerados pela atividade turística se mostra altamente pertinente e necessária. A temática dialoga diretamente com as demandas da economia criativa, do turismo cultural, do desenvolvimento regional e da Rota Bioceânica, áreas em que a UEMS tem contribuído de forma consistente.


Participação e impacto


A oficina contou com a participação de estudantes dos cursos de Turismo e Biologia da UEMS/UUCG, com direito a certificado de participação. Exclusiva para os acadêmicos da instituição, a atividade promoveu troca de experiências, reflexão crítica e integração internacional.


De acordo com a coordenação, este é um marco importante para a internacionalização da UEMS, pois fortalece a inserção da universidade em redes globais de conhecimento, amplia horizontes para os estudantes e consolida parcerias que contribuem para a formação cidadã e profissional.


Por: Katiuscia Fernandes DCS/CG

Nenhum comentário: