Aparelhos celulares de moradores de Campo Grande tocaram na tarde deste sábado (27). O alerta sonoro fez parte de uma simulação da Defesa Civil e teve como objetivo testar o sistema nacional Cell Broadcast (ou Defesa Civil Alerta), que será utilizado em casos de emergência e situações reais de risco.
O novo recurso permite o envio de avisos diretamente para celulares ativos, sem necessidade de aplicativos ou conexão com a internet. O projeto, de abrangência nacional, visa salvar vidas em cenários de risco iminente, como tempestades, deslizamentos ou alagamentos. A divulgação prévia despertou a expectativa da população da Capital, que aguardava o sinal sonoro com atenção.
Segundo o gerente de Planejamento e Reconstrução da Defesa Civil de Mato Grosso do Sul, Sandoval Leonardo Júnior, o teste foi iniciado por volta das 14h, sendo realizado de forma sequencial nos estados da Região Centro-Oeste e com início no Distrito Federal. Depois veio Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, onde o sinal foi emitido por volta das 14h50.
“Então, nesta fase de acionamento, é importante ressaltar que os outros estados foram ativados primeiro: começamos com o Distrito Federal, depois Goiás, em seguida Mato Grosso e, por fim, Mato Grosso do Sul. Esse intervalo entre os disparos é natural, considerando o tempo necessário para a reestruturação das operadoras responsáveis pelo envio das mensagens em todo o país”, explica Sandoval
Além da Capital, o sinal sonoro também foi registrado em Corumbá, Dourados e Três Lagoas, entre outros municípios.

Nenhum comentário:
Postar um comentário