Um terremoto de magnitude 6 atingiu a região leste do Afeganistão, perto da fronteira com o Paquistão, na noite de domingo (31). Segundo Zabihullah Mujahid, porta-voz do Talibã, ao menos 800 pessoas morreram e 2.800 ficaram feridas.
Tremor raso e devastador
De acordo com o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS), o abalo ocorreu às 23h47 (horário local), a 27 km de Jalalabad, na província de Nangarhar. A profundidade foi de apenas 8 km, considerada rasa pelos especialistas — o que aumenta o potencial destrutivo.
Modelos do USGS já estimavam que o tremor poderia resultar em centenas de mortes. Quase meio milhão de pessoas sentiram o abalo em intensidade forte ou muito forte, o que agrava os riscos em construções frágeis
Equipes de resgate mobilizadas
Em publicação na rede social X, Mujahid afirmou que o país enfrenta “vítimas humanas e prejuízos financeiros em algumas províncias orientais”.
“Autoridades locais e moradores estão enviando todos os esforços para resgatar os afetados. Equipes de apoio da capital e de províncias vizinhas também estão a caminho. Todos os recursos disponíveis serão utilizados”, disse o porta-voz.
Réplicas após o tremor
Cerca de 20 minutos depois do terremoto, a região foi atingida por um tremor secundário de magnitude 4,5. Na sequência, outro abalo de 5,2 foi registrado, ambos a 10 km de profundidade, segundo o USGS.
O sistema Pager, que mede impactos econômicos e humanos, emitiu um alerta laranja, indicando perdas significativas e risco de desastre de grande escala.
Histórico de tragédias
O Afeganistão tem um longo histórico de terremotos devastadores. Em outubro de 2023, um tremor de magnitude 6,3 no oeste do país deixou mais de 2 mil mortos, sendo um dos mais letais dos últimos anos

Nenhum comentário:
Postar um comentário