segunda-feira, 1 de setembro de 2025

Terceiro dia do Super Evento das Psicologias foca em educação e diversidade

 

                                                Foto: Divulgação


O terceiro dia do Super Evento das Psicologias em Mato Grosso do Sul foi marcado por uma intensa programação científica e cultural, reunindo acadêmicos, pesquisadores e profissionais da área. As atividades tiveram início com a apresentação cultural do coral da Universidade da Maturidade (UMA/UEMS), que emocionou o público e abriu espaço para reflexões sobre a integração entre arte, educação e saúde.


Na sequência, ocorreu a Roda de Conversa com professoras, supervisoras e orientadoras de estágio (acadêmicas e de campo), conduzida pelas psicólogas Ms. Laynara Vilagra e Camila Cuellar, trazendo ao debate as experiências de formação prática e os desafios enfrentados no cotidiano da Psicologia.

 

Psicologia Escolar e Educacional em foco


Ainda pela manhã, foi realizada a mesa temática “Atuação em Psicologia Escolar e Educacional na Rede Básica de Ensino no Estado de Mato Grosso do Sul: resultados parciais de pesquisa”, com a participação das professoras Drª. Denise Mesquita de Melo Almeida, Drª. Thaize Reis, Drª. Julyana Sueme Winkler Oshiro Galindo, Drª. Ana Maria de Vasconcelos Silva e Drª. Jassonia Lima Vasconcelos Paccini.


O debate destacou que a atuação do psicólogo ganha maior relevância no cenário das políticas públicas educacionais a partir da Lei nº 13.935/2019, que dispõe sobre a inserção de psicólogos e assistentes sociais na rede pública de educação básica.


No contexto de Mato Grosso do Sul, a pesquisa em andamento prevê: o mapeamento da distribuição geográfica dos psicólogos escolares e educacionais; o levantamento das modalidades de contratação existentes; e a identificação das atribuições previstas em suas funções.


As professoras ressaltaram que a consolidação desses dados é essencial para subsidiar novas estratégias de implementação da lei, garantindo a valorização da Psicologia Escolar e o fortalecimento das políticas educacionais inclusivas.

 

                                              Foto: Divulgação

Infância, tecnologia e desafios contemporâneos


Durante a tarde, o debate se voltou para a mesa temática “Adultização das crianças, acesso à internet e uso de tecnologias na infância”, reunindo o Prof. Dr. Jeferson Renato Torres Montreozol, a Profª. Drª. Fernanda Rasch Czermainski e a Profª. Drª. Tacinara Nogueira de Queiroz. A discussão evidenciou os impactos das novas mídias digitais no desenvolvimento infantil e os riscos relacionados à exposição precoce.


Em seguida, foram apresentados 25 trabalhos na modalidade pôster, no hall do auditório, com temáticas que abordaram desde práticas hospitalares e violência nas escolas até territorialização da Psicologia, rodas de pesquisa e experiências no campo da educação.


O encerramento da programação ficou por conta da Conferência Especial “Racismo e relações étnico-raciais na escola”, ministrada pela Profª Drª. Thaize Reis, que destacou a importância de uma educação antirracista e do enfrentamento das desigualdades no ambiente escolar.


Com uma programação diversificada, o terceiro dia reafirmou o papel da Psicologia como área estratégica para compreender e intervir nos desafios contemporâneos da sociedade, especialmente no campo da educação.


Por: Katiuscia Fernandes DCS/CG

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