quinta-feira, 24 de julho de 2025

UEMS/CG: Espetáculos marcam fim de semestre no curso de Teatro da UEMS

 


Acadêmicos do curso de Teatro da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) encerraram o semestre letivo com uma série de apresentações teatrais realizadas no último dia 30 de junho, no Auditório da UEMS, em Campo Grande. Divididas em três sessões — às 10h, 14h e 16h —, as encenações envolveram alunos do 1º e do 3º ano da graduação, sob direção do professor Dyogo Ramon, responsável pelos componentes "Dramaturgia I" e "Teoria e Prática de Interpretação Teatral".


A programação iniciou com a apresentação "Experimentos Cênicos", resultado do trabalho da turma do 1º ano, que explorou e adaptou clássicos teatrais em esquetes curtas. O público pôde conferir releituras das obras O Beijo no Asfalto, de Nelson Rodrigues; Macbeth, de William Shakespeare; e Hoje sou um, e amanhã outro, de Qorpo Santo, precursor do teatro do absurdo.


Encerrando cada sessão, o espetáculo "Um Grito Parado no Ar", encenado pelos acadêmicos do 3º ano, apresentou uma versão atualizada da obra de Gianfrancesco Guarnieri, escrita em 1973 durante o movimento de teatro de resistência. A montagem transportou o público por diferentes épocas — anos 1980, 2000 e 2020 — discutindo os desafios de fazer teatro no Brasil, os bastidores da criação artística e as contradições da realidade brasileira. Com forte apelo político e emocional, o espetáculo deu voz à trajetória de artistas em confronto com as dores e esperanças do povo.


A primeira sessão contou com a presença de cerca de 30 estudantes da Escola Estadual Padre Mário Blandino, da rede pública, que além de assistirem às apresentações, participaram de um bate-papo com os acadêmicos da UEMS. A atividade, mediada pelo professor Dyogo Ramon, integrou as ações de extensão previstas na Resolução nº 7 MEC/CNE/CES, que propõe a curricularização da extensão nos cursos de graduação.


“A atividade de receber estudantes do ensino médio como público dos espetáculos, além de cumprir a legislação, permite aproximar esses jovens da universidade e talvez inspirá-los a seguirem carreira artística”, destacou o professor Dyogo Ramon.


As demais sessões atraíram um público diversificado, composto por estudantes de outros cursos da UEMS, familiares dos acadêmicos e visitantes externos. Ao todo, o evento movimentou mais de 200 pessoas no auditório da universidade, consolidando-se como uma importante iniciativa de formação artística, extensão universitária e diálogo com a sociedade.


Por: Katiuscia Fernandes DCS/CG

Nenhum comentário: