segunda-feira, 14 de julho de 2025

Inscrição para a Prova Nacional Docente começa nesta segunda

 

                                               Stock



Começa nesta segunda-feira, dia 14 de julho, o período de inscrições da primeira edição da Prova Nacional Docente (PND). A avaliação vai funcionar de maneira semelhante a um concurso nacional e unificado para selecionar professores de educação básica que lecionarão nas redes públicas de ensino do país. (Entenda mais abaixo.)


Os interessados podem se inscrever até às 23h59 de 25 de julho. Podem participar estudantes na fase final de cursos de licenciatura que estão inscritos no Enade 2025 e demais interessados em participar de concursos ou processos seletivos públicos.


A inscrição deve ser feita exclusivamente pelo Sistema PND (pnd.inep.gov.br/pnd/).


A prova será aplicada em 26 de outubro em todo o país. 


O valor da inscrição é R$ 85 e deve ser pago até 31 de julho. Não precisam pagar essa taxa os candidatos de baixa renda inscritos no CadÚnico e doadores de medula óssea que tiveram o pedido de isenção aprovado.


Também terão isenção da taxa os concluintes inscritos no Enade das licenciaturas. Estes participarão automaticamente da prova, sem necessidade de nova inscrição.


Por meio da mesma avaliação, será possível que um docente se candidate tanto para uma vaga de um município na região Sul quanto para uma oportunidade no Nordeste, por exemplo.


A PND não substituirá os concursos públicos, e sim servirá como uma alternativa aos processos seletivos voltados a professores que visa auxiliar na captação de profissionais com a formação adequada.


Além de avaliar a Formação Geral Docente (FGD), para todos os participantes, a prova vai testar áreas específicas. O participante deve indicar a área específica na qual deseja ser avaliado no ato de inscrição.

Nenhum comentário: