As inscrições para o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) do 2º semestre de 2025 começam nesta segunda-feira, dia 14 de julho. Os interessados devem se inscrever até às 23h59 de 18 de julho na página do programa (acessounico.mec.gov.br/fies).
O Fies é um programa de financiamento para estudantes em instituições de ensino superior privadas.
Atenção: diferentemente do Prouni, o programa não oferece bolsas de estudos, e sim um "empréstimo". Depois de concluir a graduação, o candidato deverá quitar a dívida, em parcelas proporcionais à sua renda.
Para 2025, o MEC está ofertando mais de 112 mil vagas somadas nos dois semestres. O resultado da pré-seleção na chamada única será divulgado no dia 29 de julho.
Veja o calendário do Fies do 2º semestre:
Inscrições: 14 a 18 de julho
Resultados (pré-selecionados): 29 de julho
Complementação das inscrições dos pré-selecionados: 30 de julho a 1º de agosto
Convocação da lista de espera: 5 de agosto a 19 de setembro
Abaixo, tire suas dúvidas a respeito do programa:
Como funciona o Fies?
Por meio do Fies, é possível usar a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para pleitear um financiamento das mensalidades de uma instituição de ensino privada.
Atenção: diferentemente do Prouni, o programa não oferece bolsas de estudos, e sim um "empréstimo". Depois de concluir a graduação, o candidato deverá quitar a dívida, em parcelas proporcionais à sua renda.
Quem pode se inscrever?
Pode se inscrever o candidato que:
participou de alguma edição do Enem a partir de 2010;
alcançou pontuação média nas quatro provas (Ciências Humanas, Ciências da Natureza, Linguagens e Matemática) igual ou superior a 450, e nota superior a zero na redação;
tem renda familiar mensal bruta per capita até 3 salários mínimos.
E o Fies Social?
Fies Social é uma modalidade do programa anunciada em 2024 pelo governo com condições especiais de financiamento para alunos de baixa renda estudarem em faculdades particulares.
Nessa modalidade, os alunos mais pobres poderão chegar aos 100% de financiamento.
50% das vagas do programa são reservadas para o Fies Social. Podem pleitear o financiamento por essa modalidade estudantes com renda familiar por pessoa de até meio salário mínimo e inscritos no CadÚnico.

Nenhum comentário:
Postar um comentário