terça-feira, 6 de maio de 2025

USF Jardim Los Angeles amplia horário e passa a atender até às 23h em Campo Grande

 

                                              Foto: Reprodução


A Unidade de Saúde da Família (USF) Jardim Los Angeles, localizada na região sul de Campo Grande, passa a funcionar em horário estendido até às 23h a partir desta segunda-feira (5). A medida faz parte da estratégia da Secretaria Municipal de Saúde (SESAU) para ampliar o acesso aos serviços da Atenção Primária em Saúde, reduzir a sobrecarga nas unidades de urgência e atender a população que não consegue buscar atendimento durante o horário comercial.


Antes aberta até às 19h, a unidade agora oferece, no período noturno, os mesmos serviços da Estratégia de Saúde da Família (ESF): consultas médicas e de enfermagem, vacinação, entrega de medicamentos e procedimentos básicos. O atendimento é voltado para casos de menor complexidade, como sintomas leves de síndromes respiratórias, com foco na demanda espontânea entre 17h e 23h.


A secretária municipal de Saúde, Rosana Leite, destaca que a ampliação busca atender quem tem dificuldade para ir ao posto durante o dia. “Nossa prioridade é cuidar de quem mais precisa, e para isso precisamos estar disponíveis nos horários em que a população consegue nos procurar”, afirma.


Com a mudança, a Capital passa a contar com mais uma unidade que oferece atendimento da Estratégia de Saúde da Família no período noturno, garantindo mais comodidade, acesso e acolhimento à população. Outra unidade com horário estendido em funcionamento é a USF Jardim Noroeste.



USF Jardim Los Angeles


A gerente da USF Jardim Los Angeles, Raiani Matoso de Souza, destaca que a mudança na rotina da unidade, revitalizada em dezembro de 2024, foi impulsionada pela chegada das residências médica e multiprofissional.


“Toda a nossa dinâmica mudou. Agora conseguimos atender também quem não tem acesso durante o dia, oferecendo serviços como coleta de preventivo, encaminhamentos pelo SISREG e grupos de tabagismo no período noturno”, afirma.


A mudança amplia o acesso à saúde para cerca de 19 mil moradores dos bairros: Sumatra, Samambaia, Vespasiano Martins, Terra Morena, Uirapuru e da grande Los Angeles.

Nenhum comentário: