sexta-feira, 23 de maio de 2025

Ministério da Agricultura investiga caso suspeito de gripe aviária em MS

 

                                              Foto: Wilson Dias Agência Brasil



O Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento) investiga um foco de gripe aviária em Mato Grosso do Sul. A suspeita acontece no município de Angélica e afeta animal em criação doméstica utilizada como subsistência. 


Os dados constam no Painel de Controle de Síndrome Respiratória e Nervosa das Aves. 


Este é o único registro existente no Estado, conforme a pasta responsável pelo monitoramento. Mais oito são apurados pelo Mapa, porém, em outras unidades da federação. 


Amostras já foram coletadas em todos os locais onde existe a suspeita e serão encaminhados para análise laboratorial. 


De acordo com o Ministério da Agricultura, o último caso suspeito em Mato Grosso do Sul ocorreu em Bonito, em setembro de 2023. 


A gripe aviária


A Influenza Aviária, também conhecida como “gripe aviária”, é uma doença viral altamente contagiosa que afeta principalmente aves domésticas e silvestres, muitas vezes resultando em graves consequências para a saúde humana, saúde animal, economia e para o meio ambiente. 


A transmissão entre animais, em geral, a introdução da doença em um país ou região ocorre por meio das aves migratórias, que, na maioria das vezes, são resistentes ao vírus e os carregam por grandes distâncias.


Já em relação à infecção do vírus da influenza aviária aos humanos, embora rara, já foi relatada em diferentes países. 


O Brasil nunca registrou caso de gripe aviária em seres humanos.


Um caso recente em investigação no Rio Grande do Sul, apresentou resultado negativo. Trata-se de um trabalhador que atuava em uma granja no município de Montenegro. 

Nenhum comentário: