Wagner Guimarães-
O conclave que elegerá o novo líder da Igreja Católica começou na madrugada desta quarta-feira (7), no Vaticano, e entre os 133 cardeais com direito a voto está um nome que tem ligação direta com Mato Grosso do Sul: cardeal Ángel Fernández Artime, que recebeu o título de cidadão Sul-Mato-Grossense em 2024.
Em sessão solene realizada no dia 7 de março do ano passado, a Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS) homenageou o espanhol Artime com o título de Cidadão Sul-Mato-Grossense.
A honraria foi proposta pelos deputados Paulo Corrêa (PSDB), Gerson Claro (PP) e Pedro Kemp (PT), em reconhecimento à trajetória e dedicação do cardeal à educação de jovens por meio da Missão Salesiana de MT/MS, que atua há mais de 130 anos no Brasil.
Artime é o décimo sucessor de Dom Bosco, fundador da missão salesiana, e tem extenso currículo voltado à formação humana e religiosa de crianças e adolescentes. Natural da Espanha, ele nasceu em 21 de agosto, é diplomado em Filosofia Pública, Ciências Humanas e Pedagogia, além de laureado em Teologia Pastoral. Foi diretor de colégio, professor, delegado da pastoral juvenil e já visitou 120 dos 135 países onde a missão está presente. Em abril de 2024, foi ordenado arcebispo em Roma.
Agora, como cardeal com direito a voto, Artime participa do processo que definirá o novo papa — podendo, inclusive, ser escolhido, já que preenche os requisitos para ser elegível.
A eleição papal deste ano é a maior da história em número de votantes e ocorre para definir o sucessor do papa Francisco. Sete brasileiros estão entre os cardeais eleitores, incluindo os arcebispos de São Paulo, Manaus, Salvador, Brasília, Rio de Janeiro e os eméritos de Brasília e Aparecida.
Conforme a Agência Brasil, participam do conclave os cardeais brasileiros dom Leonardo Steiner, arcebispo de Manaus; Dom Jaime Spengler, presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil; Dom Odilo Scherer, arcebispo de São Paulo; Dom Orani Tempesta, cardeal do Rio de Janeiro. Também estão entre os votantes do conclave Dom Sérgio da Rocha, arcebispo de Salvador; Dom Paulo Cezar Costa, arcebispo de Brasília; e Dom João Braz de Aviz, arcebispo emérito de Brasília. Dom Raymundo Damasceno, arcebispo emérito de Aparecida, com 88 anos, pode ser votado, mas não vota.

Nenhum comentário:
Postar um comentário