segunda-feira, 19 de maio de 2025

Câmara diz que construirá 18 novos gabinetes para deputados após ampliação de bancadas

 

                                            Marcos Oliveira - 13.mar.25/Agência Senado



A Câmara dos Deputados afirma que construirá 18 novos gabinetes para atender à expansão de 513 para 531 parlamentares. O projeto que aumenta a Casa já foi aprovado em plenário e agora segue para o Senado.


Ele atende a uma determinação do STF (Supremo Tribunal Federal) de respeito à proporcionalidade da população dos estados. O aumento foi a opção encontrada para que nenhuma unidade da Federação perca assentos.


Segundo Carlos Veras (PT-PE), primeiro-secretário da Câmara e responsável pela estrutura física da Casa, os novos gabinetes serão feitos no Anexo 3 do prédio, setor que já passa por uma reforma. "Temos espaços disponíveis. Acerta em uma ponta, ajusta em outra e vai caber", afirma.


O Anexo 3 é o "patinho feio" da Câmara, porque seus 85 gabinetes são antigos e não têm banheiros privativos.


As obras em curso prometem suprir esse problema, com previsão de término para 2026. Segundo Veras, o custo dos novos gabinetes será embutido no valor da reforma. Ele não especificou de quanto é o valor.


De acordo com o deputado, há tempo hábil para deixar o espaço pronto até a posse da nova legislatura, em fevereiro de 2027.

Nenhum comentário: