Foto: A. Frota
Com apenas 19% do público-alvo vacinado até o momento, a Prefeitura de Dourados realiza neste sábado (10) o Dia D de Vacinação contra a Influenza. A mobilização será das 7h às 17h em todas as unidades básicas de saúde e no Pronto Atendimento Médico (PAM), com foco em ampliar a cobertura entre os grupos prioritários, especialmente crianças e idosos — os mais afetados pelas síndromes respiratórias graves.
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, o público-alvo específico da campanha, composto por cerca de 62 mil pessoas (idosos, crianças e gestantes), está com baixa adesão. “São justamente essas faixas etárias que mais estão ocupando os leitos de UTI adulto e pediátrico neste momento. Precisamos aumentar a imunização com urgência”, alerta a secretária-adjunta de Saúde, Terezinha Picolo da Silva.
O secretário municipal de Saúde, Márcio Figueiredo, também destaca o risco diante do cenário atual: “Não temos leitos de UTI e nem de enfermaria para receber mais pacientes com doenças respiratórias. Todos estão superlotados e a vacina é a forma mais eficaz de prevenir essas doenças”.
O município já recebeu 43 mil doses do Ministério da Saúde e aplicou cerca de 20 mil. A vacinação continua restrita aos grupos prioritários por falta de previsão de nova remessa. Podem se vacinar: idosos com 60 anos ou mais, crianças entre 6 meses e menores de 6 anos, gestantes, trabalhadores da saúde, professores, indígenas, quilombolas, pessoas com doenças crônicas e integrantes das forças de segurança.
Com a chegada do inverno, a tendência é de aumento nos casos de gripe e doenças respiratórias, o que preocupa as autoridades. “Nenhuma cidade está preparada para lidar com uma demanda repentina e elevada de pacientes graves. A imunização é o caminho mais seguro e eficaz para evitar complicações”, reforça Terezinha.
Serviço de vacinação
Dia D (sábado, 10/05): todas as unidades de saúde e o PAM, das 7h às 17h.
Durante a semana (segunda a sexta): postos de saúde das 7h às 11h e das 13h às 17h.
Finais de semana: PAM das 7h às 17h e Seleta das 7h às 22h.
A vacinação é gratuita e segura. Para ser imunizado, é necessário apresentar documento pessoal e, se possível, a carteira de vacinação. Pessoas com doenças crônicas devem apresentar comprovação médica, e trabalhadores da saúde, professores e profissionais da segurança, um documento que comprove atuação na área.
Nenhum comentário:
Postar um comentário