Foto por: Mary Vasques
O Tribunal de Contas de Mato Grosso do Sul encerrou, nesta terça-feira, 25 de março, a programação especial do Mês da Mulher com a palestra “Enfrentamento às violências contra as mulheres: avanços, desafios e possibilidades”, ministrada pela defensora pública Thaís Dominato Silveira. O evento promoveu um momento de escuta, reflexão e conscientização sobre a realidade da violência de gênero no Brasil, reforçando o compromisso da instituição com a valorização, proteção e bem-estar de suas servidoras.
Durante sua fala, Thaís destacou os principais avanços legais no enfrentamento à violência contra a mulher, como a Lei Maria da Penha e a ampliação das redes de apoio. No entanto, alertou que os desafios ainda são muitos, principalmente na efetivação dessas garantias. Ela também abordou os diversos tipos de violência, física, psicológica, patrimonial, moral e sexual, e a importância do acolhimento às vítimas.
“Romper o ciclo da violência exige mais do que um processo criminal. É preciso garantir políticas públicas de moradia, emprego, qualificação e educação. Violência contra a mulher é uma violação de direitos humanos. Não é um problema privado, é de toda a sociedade”, destacou a defensora.
A psicóloga do Núcleo Institucional de Promoção e Defesa dos Direitos das Mulheres (NUDEM), Keila de Oliveira Antonio, também participou da atividade e reforçou a importância de espaços como esse dentro do ambiente institucional. “Falar sobre violência é uma forma de prevenir e fortalecer. É essencial que as mulheres se reconheçam como protagonistas de suas histórias e saibam onde buscar apoio”, afirmou.
A palestra marcou o encerramento de uma série de ações promovidas ao longo do mês de março, em alusão ao Dia Internacional da Mulher. Com apoio da Diretoria de Gestão de Pessoas, por meio da Coordenadoria de Saúde e Qualidade de Vida, as servidoras participaram de atividades voltadas ao autocuidado, à saúde mental e à valorização feminina.
“Tivemos momentos leves e agradáveis, com salão de beleza, maquiagem e spa dos pés. Mas também fizemos questão de encerrar com um tema urgente, que diz respeito a toda a sociedade. Nosso papel é orientar e incentivar que esse conhecimento circule, que chegue às comunidades das quais nossas servidoras fazem parte”, destacou a diretora de Gestão de Pessoas do TCE-MS, Elaine Góis.
O encontro também contou com o depoimento emocionante de uma mulher vítima de violência doméstica, que chamou atenção para os sinais, que muitas vezes passam despercebidos, e ainda reforçou a importância da informação e da rede de apoio.
Nenhum comentário:
Postar um comentário