O Campão Cultural – III Festival de Arte, Diversidade e Cidadania acontece de 27 a 30 de março e de 04 a 06 de abril com intensa programação em diversos locais e atrações artísticas espalhadas pela capital de Mato Grosso do Sul. Na edição deste ano haverá as tão esperadas Batalhas, que acontecerão na Orla Morena.
A programação das Batalhas começa no dia 4 de abril, sexta-feira, a partir das 18 horas, com a Batalha do Passinho. A Mostra Competitiva de Passinhos Flashback no 3º Campão Cultural está sendo realizada pelo Bonde do Flash Back, grupo que resgata e promove a cultura “flashback” em Mato Grosso do Sul. A Mostra celebra os estilos de dança das décadas de 1980 e 1990, oferecendo um espaço inclusivo para dançarinos amadores e profissionais. O evento promove o intercâmbio cultural, valoriza a expressão artística e incentiva novos talentos, fortalecendo a cena urbana local.
A competição será dividida em cinco categorias: Solo, Dupla, Trio, Grupo e Novos Talentos, esta última destinada a iniciantes. A Mostra vai além da competição, sendo um espaço para promover a interação entre gerações de dançarinos e celebrar a importância da dança como expressão artística e histórica. O evento destaca a relevância do Campão Cultural, que reforça a identidade cultural de Mato Grosso do Sul e oferece visibilidade a artistas locais.
No dia 5, sábado, a partir das 18 horas, no Palco da Orla Morena, vai acontecer a Batalha Ballroon. A Kiki Ball Brasilidades Segunda edição é uma batalha de Vogue com diferentes linguagens artísticas e performáticas, além de contar com diversas categorias com temas regionais e brasileiros, inclusive com premiações em dinheiro. Existente há 08 anos a House OF Hands UP MS é a primeira Casa Ballroom (espaço de acolhimento) do Estado de MS, espaço onde seus integrantes compartilham vivências, experiências sobre suas condições de corpos queers, além de pesquisarem e dançarem enquanto artistas pertencentes a comunidade LGBTQIAPN+ se ajudando mutuamente e produzindo algumas Kiki Balls marcantes da comunidade ballroom de MS, como a Kiki Ball Brasilidades, a EcoBall e a Ball Sobre(viver).
No domingo (6) será realizada a Batalha de MCs, das 13 às 17 horas. A Batalha da Leste Edição Campão Cultural reunirá MC’s em um confronto de criatividade e talento. A competição contará com jurados competentes, premiações para os melhores artistas do improviso e uma atmosfera vibrante, incluindo DJ sets e atrações artísticas do Hip-Hop regional. Esta edição da BDL será em formato individual e os confrontos serão de diferentes modalidades a cada round de cada uma das fases, sendo as modalidades as seguintes: Easy Mode, Hard Mode, Extreme Mode, Deluxe Mode, Temático, Kick Back, Minuto Livre, Objetos, Personagem, Bate e Volta 8 por 8 e, o mais conhecido formato nas batalhas, Bate e Volta – Sangue. Os 16 MC’s que irão se confrontar garantirão previamente suas vagas mediante seletivas que acontecerão em todas as zonas regionais de Campo Grande, bem como em Dourados, Corumbá e Nova Andradina. A batalha acontecerá com objetivo de promover um evento cultural que valoriza a arte da improvisação, construção poética e técnica, vocabulário, musicalidade (flow), presença de palco, respeito a todas diversidades e interação com a plateia. Pensando em estimular a lírica, ritmo e poesia, tanto nos artistas do freestyle quanto no público ouvinte e participante, a Batalha da Leste Edição Campão Cultural será um caldeirão onde as rimas ganham vida e transformam vidas.
Finalizando a programação, no domingo (6) acontece o Campão Breaking, a partir das 14 horas. O Campão Breaking é sobre uma vivência genuína, mantendo sempre a essência e conservando as raízes, tornando assim um ambiente com um movimento familiar. Será uma celebração de exaltação ao elemento breaking, cujo faz parte da cultura hip hop. Com uma produção que já vive e sobrevive a quase duas décadas, os conteúdos abordados trarão a voz da resistência, de um grupo cultural aonde em sua maioria são excluídos da sociedade. Neste sentido, o coletivo liga produções exerce um importante papel, transformando vidas e territórios, promovendo inclusão social e cidadania, dando oportunidades de expressões artísticas e profissionalização.
Esta proposta “campão breaking”, contará com batalhas de breaking nas categorias adulto e kids, performances com dj, mc, palestra (bate papo) com os (as) jurados (as), economia criativa, contando inteiramente com trabalhadores (as) da cultura hip hop e artistas regionais. A identidade sempre será de levar ao público os elementos da cultura hip hop, visando atrações com movimentos culturais de qualidade, respeito e responsabilidade social. O objetivo é realizar a integração entre a sociedade, sem idade, através da dança, da música, da energia e superação que há nos artistas. Sendo assim, o “campão breaking” vem para todos (as). Crianças, adolescentes, adultos, artistas em geral, estudantes, familiares e todos (as) os (as) interessados (as) das classes a, b e c, sem acepção. Portanto, impulsionaremos este momento genuíno, com as vibrações destes artistas que levam a cultura hip hop, o breaking em específico, mais que uma dança, um verdadeiro estilo de vida.
O objetivo é desenvolver habilidades técnicas, táticas e físicas nos breakers, proporcionando uma experiência de aprendizagem positiva e divertida nas Batalhas. A proposta deve apresentar e formar breakers com habilidades, alto rendimento e valores que os ajudem a ter sucesso tanto no Breaking como na vida, no trabalho em equipe, na disciplina, o respeito, liderança, perseverança e autoconfiança.
Karina Lima
Nenhum comentário:
Postar um comentário