domingo, 30 de março de 2025

Confira o panorama das colheitas na Argentina

 

                                            Foto: Leonardo Gottems 




A Bolsa de Cereais de Buenos Aires (BCBA) divulgou a redução da projeção de produção de sorgo para 3 milhões de toneladas, devido a uma série de fatores climáticos que afetaram as principais regiões produtoras do país. A seca intensa no Nordeste Argentino (NEA) e no norte de Santa Fe resultou em perdas significativas de produtividade, com estimativas de queda de 37% no rendimento dessa região, onde a produção é responsável por cerca de 46,8% da área total de cultivo. Este cenário levou a BCBA a ajustar suas previsões, com uma redução de 9,1% em relação à estimativa anterior.



No entanto, outras culturas apresentam desempenhos melhores. A soja, por exemplo, tem mostrado uma boa evolução em algumas regiões, especialmente no Núcleo e em Córdoba, onde a colheita está prestes a começar. A soja de primeira está entrando no período de maturação fisiológica, com 50% das lavouras avançando conforme o esperado. Já a soja de segunda está em estágios R4 e R5, com mais de 80% das áreas mostrando condições normais a excelentes.


A produção de milho também segue em bom ritmo, com 19,2% da área nacional já colhida, um avanço de 13,2 pontos percentuais em relação ao ano passado. A maior parte dessa produção é resultado de semeadura antecipada e ciclos mais curtos devido ao estresse hídrico ocorrido durante o enchimento dos grãos. Mesmo assim, a BCBA manteve sua previsão de produção de milho em 49 milhões de toneladas.


Por fim, o girassol apresenta avanços significativos na colheita, com 58,9% da área já colhida, embora ainda exista um atraso de 16,1 pontos percentuais em relação ao ano passado. O bom rendimento observado nas lavouras tem alimentado as expectativas positivas, podendo até resultar em um aumento na projeção de produção, caso as condições se mantenham favoráveis nas próximas semanas.



Nenhum comentário: